Célio Studart (PV) é o terceiro deputado federal que se coloca como pré-candidato. Foto: Divulgação.

Na semana passada, o Partido dos Trabalhadores (PT) confirmou que terá candidatura própria à Prefeitura de Fortaleza neste ano. Apesar de não ter oficializado, Capitão Wagner (PROS) já vem trabalhando seu nome nos bastidores da política local. No sábado passado (14) foi a vez do deputado federal Célio Studart, do PV, se apresentar, oficialmente, como pré-candidato à disputa eleitoral neste ano em Fortaleza.

Além desses nomes, por enquanto, Heitor Férrer (SD) e Renato Roseno (PSOL) foram os únicos nomes na Assembleia Legislativa que se colocaram à disposição para disputar a Prefeitura de Fortaleza neste ano. O PT oficialmente ainda não confirmou, mas a deputada federal Luizianne Lins deve ser a escolha da legenda, conforme acerto da última semana na presença da presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann.

Em seu discurso, Célio Studart disse ser possível vencer a política tradicional cearense. “Sim, nós podemos ir ao segundo turno, porque apresentamos um modelo do qual muitos estão esquecidos: não é mais a constelação de partidos, de dinheiro, de tempo de TV, que domina as urnas no Brasil. Tem sido aqueles que têm conquistado corações e mentes com fidelização do cidadão que acredita em um novo País, que acredita em um novo Ceará e que acredita numa nova Fortaleza”, discursou.

Mais votado

Ainda segundo ele, a candidatura é importante para o fortalecimento da chapa de candidatos a vereador que está sendo constituída. Até o momento, são 70 nomes que disputarão pelo PV na cidade. Célio também chamou atenção para a história da capital cearense, conhecida pelas surpresas em eleições. “Fortaleza é um município extremamente independente e que surpreende. Nós conhecemos a cabeça do fortalezense no sentido de compreender que Fortaleza é emancipada politicamente em suas raízes”, analisou.

Célio Studart é uma espécie de “fenômeno” nas eleições na Capital desde 2016, quando foi o vereador mais bem votado na disputa eleitoral de Fortaleza. O parlamentar obteve 38.278 votos, ou seja, votação maior do que oito vereadores menos votados da Casa. Dois anos depois, em 2018, foi o segundo deputado federal mais bem votado, com 208.854 votos.

Bagagem eleitoral

No entanto, ele tem um longo caminho pela frente, se quiser surpreender, como disse em seu discurso como pré-candidato a prefeito. A candidatura pedetista terá a maior coligação do pleito, enquanto que Capitão Wagner e o PT já têm bagagem eleitoral. Studart se apresenta, praticamente, isolado, a exemplo do que também ocorre com Heitor Férrer.