Líderes do PT cearense estiveram juntos com Gleisi Hoffman na manhã desta quinta-feira (13) em Fortaleza. Foto: Reprodução/Facebook.

O PT de Fortaleza inicia na próxima terça-feira (18), o processo de escolha da candidatura própria na Capital cearense. Em encontro realizado na manhã desta quinta-feira (13), com a presença da presidente nacional do partido, Gleisi Hoffmann, o presidente municipal da sigla, vereador Guilherme Sampaio, definiu que apresentará o calendário em busca de consenso e unidade para a disputa eleitoral deste ano.

No início desta semana, membros de quatro alas petistas, inclusive, grupos ligados a José Nobre Guimarães e José Airton Cirilo, apresentaram manifesto à executiva municipal cobrando celeridade no processo de escolha de um nome. Os filiados apontavam, ainda, Luizianne Lins como o nome petista em maior evidência e capaz de mostrar boa desenvoltura na campanha deste ano.

Ao Blog do Edison Silva, Guilherme Sampaio destacou que este tipo de manifesto é natural dentro da legenda e que Luizianne Lins é um quadro importante para o PT. “Ela é um dos nossos melhores nomes para disputa. Ela tem reconhecimento partidário e esse tipo de manifesto é natural. É bom para o PT ter também a disponibilidade do nome dela”, disse o dirigente.

Na manhã desta quinta-feira (13), na presença das principais lideranças locais do PT, Guilherme Sampaio afirmou que estava “dando forma ao sentimento da militância petista, buscando uma “candidatura forte para disputar e ganhar as eleições”. Segundo o petista, ele buscará esse nome com o “máximo de unidade” interna.

“Convoquei a executiva para apresentarmos o calendário das nossas candidaturas e fazer isso de forma consensual. Vamos animar a militância”, disse o petista. A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, que também esteve presente durante o encontro, afirmou que o partido está unido na tática que se seguirá em Fortaleza.

“O PT terá candidatura própria e seremos representados nas urnas, sim. Teremos um processo de definição de nossa candidatura. Essa é uma prática que estamos adotando em todos os estados. Temos conversado com os companheiros, mas o PT acha importante defender nosso legado”, disse a dirigente nacional.

Processo eleitoral

O presidente estadual da legenda, Antônio Filho, o “Conin”, disse que o PT tem legado e programa para “bem servir o povo”. Ele se referia aos dois mandatos de Luizianne Lins como prefeita da cidade. Para expressar o sentimento de unidade na legenda, o dirigente destacou que o partido confia na condução de Guilherme Sampaio no processo eleitoral interno petista.

Estiveram presentes com Gleisi, em Fortaleza, além de Guilherme Sampaio e Conin, os deputados federais Luizianne Lins, José Nobre Guimarães e José Airton Cirilo. A presidente nacional do PT participou também de encontro municipal da legenda no Município de Quixadá que é governado pelo petista Ilário Marques. Na ocasião, foram comemorados os 40 anos de fundação do PT e o aniversário natalício do deputado federal José Guimarães.