Roberto Cláudio e Antônio Henrique têm conversado com aliados e vereadores sobre eleições 2020. Foto: CMFor.

Em entrevista coletiva concedida à imprensa na quinta-feira (13), o senador Cid Gomes, presidente em exercício do PDT do Ceará,  defendeu aliança, já no primeiro turno, entre a sigla pedetista e o Partido dos Trabalhadores (PT), em Fortaleza. A sigla petista, porém, no mesmo dia, garantiu que terá candidatura própria. No entanto, o governador Camilo Santana deve trabalhar para que as duas legendas estejam lado a lado na disputa eleitoral deste ano numa chapa governista.

Caso Cid e Camilo consigam realizar o desejo de alinhamento entre PT e PDT em Fortaleza, a coligação do candidato governista poderá ter ao menos 13 partidos aliados. De acordo com levantamento feito pelo Blog do Edison Silva, até o momento, uma eventual candidatura da base terá pelo menos 12 agremiações coligadas.

Isso porque, até o momento, 12 siglas procuraram o prefeito Roberto Cláudio para dialogar sobre o pleito eleitoral deste ano. Todas essas legendas fazem parte da base de apoio do gestor de Fortaleza. São elas: PDT, PP, PSD, DEM, PSB, PL, PTB, Cidadania, PCdoB, PRTB, Rede e DC.

De acordo com Roberto Cláudio, que preside o PDT de Fortaleza, outros partidos também estão dialogando com ele em busca de se aproximar de sua base. Por outro lado, no campo da oposição, o deputado federal Capitão Wagner (PROS), pré-candidato a prefeito na Capital, já fechou com Avante, Podemos, PSC e Republicanos.

Vantagem

O parlamentar também tem dialogado com outras legendas, dentre elas o PSDB. Questionado sobre a possibilidade de ter a sigla tucana na base de apoio de uma candidatura governista, Roberto Cláudio destacou que todo apoio é importante, mas afirmou que vai respeitar a legenda, visto que a agremiação tem apontado interesse em ter candidatura própria.

“Se contabilizarmos hoje o número de aliados e a importância de cada partido dessa aliança, nosso projeto continua com larga vantagem, com maior número de aliados e densidade eleitoral nacional. Isso a gente tem conseguido preservar pelo diálogo e respeito”, disse ao Blog do Edison Silva, o prefeito Roberto Cláudio.

18 partidos

Em 2016, o prefeito Roberto Cláudio venceu as eleições municipais com 18 partidos coligados. Foram eles: PDT – PP – DEM – PEN – PSC – PSDC – PRTB – PTC – PPS – PTN – PPL – PSL – PV – PTB – PSD – PROS – PMB – PCdoB. Para o pleito deste ano, algumas siglas estarão apoiando candidaturas adversárias. Outras, porém, não devem lançar candidatos, como fizeram há quatro anos, e apoiar o candidato de situação.