Senador Cid Gomes discursa na comemoração do aniversário do deputado José Sarto, presidente da Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (13). Foto: Miguel Martins.

O senador Cid Gomes, presidente em exercício do PDT do Ceará, defendeu, nesta quinta-feira (13), na Assembleia Legislativa, uma ampla aliança em torno de um nome da base governista para a Prefeitura de Fortaleza, já no primeiro turno, incluindo aí o Partido dos Trabalhadores (PT). Na sigla petista, há algum tempo existe uma disputa interna sobre o nome que poderá representar a legenda na disputa eleitoral deste ano. Cid foi à Assembleia participar da festa de aniversário do presidente da Casa, deputado José Sarto, 61.

“O PT é nosso aliado no Estado, é meu aliado em Sobral. Temos alianças em muitos municípios do Ceará. E já caminhamos juntos. Eu defendo encontrarmos um nome que garanta a mais ampla aliança, incluindo aí o PT”, afirmou o dirigente.

O posicionamento de Cid Gomes vai ao encontro do que defende a principal liderança política do PT, o governador Camilo Santana. Desde o ano passado, o chefe do Executivo tem sinalizado ter interesse na aliança, em Fortaleza, entre petistas e pedetistas.

Em reunião recente com o presidente municipal do partido na Capital cearense, o vereador Guilherme Sampaio, Camilo teria argumentado que o ideal seria um nome do Partido dos Trabalhadores na chapa majoritária, como candidato a vice-prefeito.

No início desta semana, como mostrado pelo Blog do Edison Silva, quatro alas do PT chegaram a apresentar um manifesto ao PT Municipal defendendo celeridade na escolha de um nome e colocando a deputada federal Luizianne Lins como a opção mais vantajosa.

O deputado Acrísio Sena, como também foi mostrado por este Blog, criticou a ausência do nome do governador Camilo Santana no processo de discussão desse manifesto e lamentou, também, o fato de o documento não incluir o PDT na chamada frente ampla em prol da democracia, conforme defende o documento.

Luizianne Lins

Cid Gomes não comentou esta questão, mas afirmou que é de seu interesse incluir o PT no arco de aliança governista, lembrando que a legenda já esteve ao lado do grupo político liderado por ele e por seu irmão, Ciro Gomes, no Ceará. Inspirado neste passado de proximidade, o senador acredita que poderá haver uma nova proximidade entre as duas legendas.

Por conta disso, ele é contrário a apresentação de um nome neste momento, o que segundo ele, só atrapalhará o diálogo com as legendas que podem fazer parte do arco de aliança governista. Apesar dos posicionamentos de oposição do PT nos últimos sete anos de mandato do prefeito Roberto Cláudio, o gestor, durante discurso na Câmara Municipal de Fortaleza, no início de fevereiro, reconheceu os méritos da gestão da ex-prefeita Luizianne Lins, como a construção dos Cucas.

Aliados

No entanto, Roberto Cláudio informou que não poderia se posicionar sobre um possível ingresso do Partido dos Trabalhadores no arco de aliança de uma eventual candidatura governista. Isso, segundo ele, porque o PT está discutindo um nome. Para o primeiro turno, o pedetista não enxerga essa possibilidade de aliança.

Para Cid Gomes, Roberto Cláudio, neste momento, precisa “cuidar da administração”. “Discutir nome só afasta e dificulta o processo. Isso só será discutido por último, afunilando os nomes que se colocam no PDT e de outros partidos aliados. Vamos fazer isso em cima de critérios razoáveis, olhando o sentimento da população”, disse Cid Gomes.

Aniversário

O presidente da Assembleia Legislativa cearense, José Sarto, nesta quinta-feira (13), foi cercado pelas principais lideranças do seu partido, o PDT, além dos colegas deputados e servidores da Casa, na festa do seu aniversário. O senador Cid Gomes fez o cerimonial do evento, além do discurso saudando o aniversariante. O prefeito Roberto Cláudio, o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Antônio Henrique; deputados, servidores e jornalistas também saudaram o aniversariante.