O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Sarto, entre o governador Camilo Santana e a vice-governadora, Izolda Cela, na abertura solene do ano legislativo, nesta segunda-feira, 3 de fevereiro. Foto: Dário Gabriel/ALECE.

O Legislativo brasileiro fez solenidade, nesta segunda-feira (03), para marcar o início de suas atividades em 2020. Enquanto o ato no Congresso Nacional não contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro, na Assembleia Legislativa cearense e na Câmara Municipal de Fortaleza, deputados e vereadores receberam as visitas do governador Camilo Santana, e do prefeito Roberto Cláudio, este, despedindo-se dessa missão de prestar contas anuais aos vereadores, posto ter o seu mandato encerrado no dia 31 de dezembro, após a eleição do seu sucessor em outubro vindouro. Roberto, por conta da sua reeleição, cumpriu esse ritual por sete anos consecutivos.

O prefeito de Fortaleza foi didático, e extremamente detalhista, na apresentação da sua prestação de contas aos vereadores. Ele falou de todas as áreas da administração, enfatizando os investimentos  e os avanços conquistados na Saúde, na Educação, e no campo social, onde se enquadram as creches. Foram surpreendentes os números apresentados pelo prefeito no atendimento médico nos equipamentos dos setores primários e secundários do Município, projetando uma maior amplitude para este ano, em razão dos novos serviços em implementação. A população tem buscado muito os serviços da saúde pública.

A Educação, até por conta do aumento considerável do número de matrículas, atribuído a questões econômicas das famílias, e a evolução da qualidade do ensino das escolas municipais, foi o tema que mais ocupou o tempo da explanação do prefeito Roberto Cláudio, na Câmara Municipal de Fortaleza. Realmente, o prefeito conseguiu melhorar, consideravelmente, a base da escola pública de Fortaleza, contribuindo para a elevação dos índices de qualidade da escola cearense, uma das melhores do País. Aliás, a Educação também foi um dos destaques da prestação de contas do governador Camilo Santana, entregue aos deputados estaduais.

Camilo deu ênfase, no seu pronunciamento aos deputados estaduais cearenses, aos investimentos que estão sendo feitos pelo Estado para garantir o crescimento do Ceará. O equilíbrio das contas públicas, a Segurança e a inclusão social, também constaram dos destaques feitos por Camilo. Segundo o governador, “não basta realizar obras de infraestrutura se, junto com essas ações, que são importantes, não houver também programas de combate à pobreza, às desigualdades, e projetos consistentes de apoio e valorização das pessoas mais vulneráveis“.

Camilo concluiu sua fala afirmando que “Investir mais, com mais qualidade e eficiência, deve ser obrigação do serviço público, e disso não abrimos mão. Para isso, teremos um Governo cada vez mais digital e conectado com os anseios da sociedade”.