Alípio Rodrigues (à esquerda) tentou convencer Mário Hélio (à direita) a ingressar no PSB. Foto: Miguel Martins.

Um grupo formado por ex-vereadores e suplentes da Câmara Municipal de Fortaleza, que está sendo formado desde o ano passado, se dividiu entre, pelo menos, três partidos políticos. Com o objetivo de eleger até cinco parlamentares no pleito deste ano, o “Bloco dos ex” está integrando o Partido Socialista do Brasil (PSB), Partido Liberal, o PL, e o Democracia Cristã (DC).

O PSB, liderado no Ceará pelo deputado federal Denis Bezerra, foi a legenda que conseguiu atrair o maior número de ex-vereadores do bloco. Atualmente, segundo informou ao Blog do Edison Silva o ex-vereador Alípio Rodrigues, a legenda possui 22 nomes com capacidade de voto nas eleições de outubro.

Ele enfatizou que é orientação partidária não aceitar qualquer vereador de mandato, e eleger entre 4 e 5 parlamentares. O objetivo da legenda é fortalecer esses quadros e em 2022 eleger ao menos dois deputados federais. Se filiaram ao PSB os ex-vereadores Alípio Rodrigues, Carlinhos Sidou, Helder Couto, Irmão Léo, Eulógio Neto, Fábio Rubens, Heitor Holanda, Verônica, Amélia, dentre outros.

Rodrigues é um dos membros do “Bloco dos ex” que trabalha em busca de mais quadros para compor o partido. Na semana passada ele tentou convencer os ex-vereadores Mário Hélio e Fábio Braga. Hélio disse ao Blog que ainda está avaliando a proposta.

O ex-vereador Marco Aurélio é um membro do grupo que resolveu ingressar no Partido Liberal, enquanto que Ana do Aracapé passará a presidir o Democracia Cristão (DC) de Fortaleza. A ex-vereadora Tamara Holanda, por sua vez, comanda o DC estadual.

Mandato

Dois vereadores com mandato também querem entrar no grupo, ainda que a orientação inicial tenha sido para não agregar parlamentares titulares. São eles: Marília do Posto e Dummar Ribeiro. Os dois tiveram votação pouco expressiva no pleito de 2016, e por isso Alípio Rodrigues acredita que o partido poderá aceitá-los. Segundo ele, para que isso seja feito é preciso uma articulação com a participação do prefeito Roberto Cláudio, presidente do PDT de Fortaleza.

De acordo com Alípio Rodrigues, o corte de votação para ingresso no partido é de pouco mais de 5 mil votos, o que segundo ele, a maioria dos membros do grupo conseguirá atingir no pleito deste ano.