Sérgio Aguiar afirmou que o turismo já representa 10% da economia do Ceará. Foto: ALECE.

O deputado Sérgio Aguiar (PDT) comemorou, na sessão plenária da Assembleia Legislativa desta terça-feira (04), o crescimento do índice de atividade turística do Ceará.

O parlamentar comentou os números da Pesquisa Mensal dos Serviços, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo os dados divulgados, o Estado registrou crescimento de 5,4% nas suas atividades turísticas, no período entre janeiro e novembro de 2019. “Nosso Estado lidera a fila das 12 unidades da federação que integraram a pesquisa, seguido por São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro”, frisou, afirmando que entre dezembro/19 e o Carnaval 2020 o Estado receberá aproximadamente 1,2 milhão de visitantes.

Sérgio afirma que hoje a participação do turismo na economia cearense é bem maior do que há alguns anos, ultrapassando os 10%. “Isso traz um potencial em que uma variada gama de setores que fazem parte dessa cadeia produtiva da atividade turística fortaleçam-se ainda mais, impactando aproximadamente 51 setores da economia”, comemorou, em conversa com o Blog do Edison Silva.

O deputado exaltou o fato de que, segundo ele, o Centro de Eventos teve ótimos números de ocupação em 2019, além dos novos oito voos regionais para aeroportos no Estado, que começaram a circular em 3 de fevereiro.

Turismo de brasileiros

Sérgio Aguiar enalteceu o resultado da pesquisa e ressaltou ainda o grande movimento no turismo nos meses de dezembro e janeiro. “Com a possibilidade de uma guerra entre Estados Unidos e Irã e ainda o aumento do dólar, os brasileiros passaram a viajar mais dentro do próprio País, o que só fortaleceu nosso turismo”, avaliou.

Nova rota

Outro ponto forte destacado pelo deputado foi a nova rota de voos anunciada pela Gol Linhas Aéreas. “A Gol iniciou essa semana a operação de rotas entre a capital e os municípios do Ceará, como Juazeiro do Norte e Jericoacoara, o que certamente favorecerá para o aumento do movimento no nosso estado”, ressaltou.

Apartes

Em aparte, o deputado Fernando Hugo (PP) lembrou que a atividade turística no Estado do Ceará tem apenas 60 anos e segue atraindo cada vez mais pessoas. “O turismo no nosso Estado nasceu no governo de César Cals e só se fortalece a cada ano. O que nos assusta é a exploração comercial por parte de barracas de praia, restaurantes e hotéis. Isto não é bom e pode estar afastando turistas”, apontou.

Para o deputado Salmito (PDT), o turismo é uma das principais estratégias para o crescimento econômico do Ceará. “Nosso País recebe cerca de 7 milhões de turistas por ano e queremos que esse número aumente, trabalhando nossas potencialidades como o próprio Estados Unidos fazem. Interessa ao povo cearense e gera emprego e renda”, classificou.

Já o deputado Carlos Felipe (PCdoB) reforçou a necessidade de o Estado continuar investindo no turismo e buscando soluções para a alta exploração comercial. “Acredito que a exploração financeira mencionada pelo deputado Fernando Hugo realmente nos atrapalha. Precisamos buscar solução para esse problema e também regionalizar o turismo para que não se concentre apenas no litoral”, alertou.