Mais uma sexta-feira de plenário vazio na Assembleia Legislativa. Foto: Blog do Edison Silva.

A Assembleia Legislativa do Ceará não realizou sessão plenária na manhã desta sexta-feira (21) devido ao pequeno número de deputados que havia registrado presença. Não houve sessão por falta de quórum em duas das três sextas-feiras de fevereiro, quando se iniciou o período legislativo de 2020.

Diferentemente do que costuma ocorrer, nesta sexta, não houve muita espera em busca do quórum mínimo necessário para a abertura da sessão. Não é incomum que se aguarde pelo menos até às 10h, mas desta vez o 1° secretário da Mesa Diretora, deputado Evandro Leitão (PDT), levantou a sessão às 9h29, com apenas 13 parlamentares tendo dado presença no Plenário da Casa. Para abertura dos trabalhos são necessários 16 deputados presentes.

Como se inicia agora o período carnavalesco, a própria sessão plenária está marcada somente para dia 27, quinta-feira, caso haja quórum.

Nos bastidores, ficou evidente que a base governista não tinha interesse em realizar mais uma sessão em meio às incertezas quanto à paralisação dos policiais militares do Estado. Na última quinta-feira (20) o assunto dominou toda a sessão ordinária.

Após anunciar que não haveria sessão, Evandro Leitão juntou-se a outros parlamentares da base do governador Camilo Santana em reunião no gabinete do deputado Júlio César Filho (Cidadania), líder do governo na Casa.

Registraram presença nesta sexta-feira na Assembleia os seguintes deputados estaduais:

– Evandro Leitão (PDT);
– Agenor Neto (MDB);
– David Durand (Republicanos);
– Delegado Cavalcante (PSL);
– Dr. Carlos Felipe (PCdoB);
– Heitor Férrer (SD);
– Lucílvio Girão (Progressistas);
– Marcos Sobreira (PDT);
– Nelinho (PSDB);
– Nizo Costa (PSB);
– Queiroz Filho (PDT);
– Renato Roseno (Psol);
– Salmito (PDT).