Acrísio Sena quer agendar uma visita por parte da Assembleia em Novo Oriente. Foto: ALECE.

O deputado Acrísio Sena (PT) informou, durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa desta quarta-feira (19), dos problemas ambientais envolvendo a mineradora Globest Participações Ltda., nos municípios de Quiterianópolis e Novo Oriente. Ele comunicou que vai articular uma Comissão da Assembleia para visitar os locais atingidos.

De acordo com o parlamentar, relatório encaminhado pelo escritório Frei Tito de Direitos Humanos da AL aponta que, devido às chuvas, rejeitos de mineração de ferro voltaram a poluir o açude Flor de Campo e o rio Poty, fonte de alimentação, trabalho e lazer dos dois municípios.

Acrísio Sena disse que vai cobrar do Ministério Público, por meio da Comissão de Meio Ambiente da Casa, a situação do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) da empresa em relação às atividades que desenvolve no município, assim como irá programar uma visita in loco dos parlamentares à região para acompanhar de perto a situação.

“Acho que são encaminhamentos pertinentes, visto que o pescado extraído do açude é rejeitado pelos consumidores da região, tendo os pescadores que se deslocar 40 km até o açude Jaburu, em Independência, para desenvolver a atividade de forma viável”, acrescentou.

O deputado disse ainda que vai solicitar um relatório qualitativo sobre as condições do solo, água e saúde da população da região. Ele lembrou que, em março do ano passado, esses mesmos problemas já eram debatidos na AL, e que em julho foi liberado um relatório pela Fundação Fiocruz, apontando a existência de minérios de ferro, zinco, chumbo, arsênio, níquel, boro, cobalto, selênio, entre outros, nas águas do açude Flor do Campo, do rio Poty, e no solo do entorno.