Roberto Cláudio ao lado dos vereadores da Câmara Municipal de Fortaleza na abertura dos trabalhos legislativos de 2020. Foto: Miguel Martins.

Principal liderança política de Fortaleza, o prefeito Roberto Cláudio, presidente do PDT na Capital cearense, já vem dialogando com seus pares, buscando construir a melhor coligação para seu pretenso sucessor, em outubro próximo. No entanto, o chefe do Executivo prefere manter sigilo sobre os passos dados e evita tratar sobre o assunto publicamente.

Em entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (03), na Câmara Municipal de Fortaleza, o gestor, mais uma vez, desconversou quando questionado sobre o processo eleitoral que se avizinha. De acordo com Roberto Cláudio, os prazos devem ser respeitados e que o momento dele é focar na administração da Prefeitura de Fortaleza.

“No que depender de mim, minha agenda com o parlamento será estritamente administrativa. Temos muito o que fazer e trabalhar. Eventualmente, os partidos, nos prazos devidos, vão começar a falar de eleição. Minha tarefa será nutrir respeito por essa Casa com pautas administrativas e de respeito com a sociedade”, disse.

Segundo, se abrir mão da agenda administrativa “quem vai perder é o povo”. “Sei que é um ano em que a gente quer começar a conversar, mas como estou na tarefa de administrar”, afirmou. No entanto, Roberto Cláudio admitiu na mesma entrevista que esteve reunido com o presidente da Câmara de Fortaleza, Antônio Henrique (PDT), na semana passada, para tratar de temas relacionados à bancada de seu partido e agremiações aliadas.

De acordo com o prefeito, até abril todas as atenções estarão voltadas para a construção das chapas proporcionais, o que tem sido prioridade em todas as legendas. Roberto Cláudio defendeu que o PDT e os aliados, antes de falar de candidatura, precisam debater o projeto para a cidade.

“A gente precisa preparar Fortaleza para o futuro. Olhar as políticas públicas e dar continuidade e capacidade de olhar onde podemos aprimorar e inovar. Esse é o foco da gestão neste momento”, explicou.

O prefeito defende que primeiro se discuta a cidade e somente depois, eventualmente, se fale sobre candidatos. “É preciso respeitar os tempos”, destacou. Na semana passada ele esteve reunido com Antônio Henrique e o debate se deu em torno da construção de um “mapa” sobre membros do PDT e aliados.

“Nossa ideia é formar diversas chapas de vereadores e eleger não somente um bom número, mas de grandes vereadores. Porque os vereadores atuantes ajudam muito o Executivo. Pensar o futuro é pensar em vereador atuante” – Roberto Cláudio

Questionado sobre o desejo do governador Camilo Santana em ter PT e PDT unidos nas eleições municipais deste ano, Roberto Cláudio afirmou que não tinha como comentar decisão de outro partido, inclusive, quando esta legenda se coloca com interesse em ter candidatura própria. No entanto, ele ressaltou que tem apoio político e administrativo do chefe do Poder Executivo estadual, o que em sua avaliação pode garantir continuidade para os projetos para a cidade.

“A decisão do PT eu não vou comentar. O PT tem que encontrar o melhor caminho. Mas quero agradecer ao governador pelo apoio concreto e efetivo para a cidade de Fortaleza”, disse.