Todos os vereadores de Fortaleza querem retornar ao Legislativo, em 2021, para novo mandato. Foto: CMFor.

Apesar de alguns vereadores da Câmara Municipal de Fortaleza terem sinalizado a possibilidade de tentar disputar cargos majoritários, todos os 43 parlamentares que compõem a Casa Legislativa devem tentar reeleição em outubro próximo. Os pedidos de licença para atuarem em suas bases eleitorais devem aumentar nos próximos meses, como já vem acontecendo desde o fim do ano passado.

Presidente municipal do Cidadania, o vereador Michel Lins pediu licença para tratar de assuntos particulares na semana passada. De acordo com ele, a ideia é aumentar a atuação nos bairros onde o partido tem mais filiados com potencial de eleição. No lugar de Lins assumiu a suplente Kátia Rodrigues.

Priscila Costa (PRTB), que decidiu não tirar licença maternidade, resolveu se afastar das atividades da Câmara Municipal por até 120 dias para tratar de assuntos pessoais. Em seu lugar assumiu Ana Aracapé. O vereador Casimiro Neto (MDB) chegou a passar um mês de licença, mas retornou à Casa, uma vez que não entrou em acordo com o suplente de seu partido.

Os vereadores Elpídio Nogueira (PDT) e Marta Gonçalves (PL), que atualmente fazem parte da gestão do prefeito Roberto Cláudio, devem retornar em março para o Legislativo Municipal em busca da reeleição para a Câmara.

Presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), em Fortaleza, o vereador Guilherme Sampaio vem sendo sondado por alguns de seus correligionários para ser o nome do grêmio que deve disputar a Prefeitura da Capital cearense. No entanto, a probabilidade maior é a de que a deputada federal Luizianne Lins seja a escolhida em uma eventual disputa interna da legenda.

Nos dias que antecederam o recesso parlamentar do Legislativo de Fortaleza, alguns vereadores subiram à tribuna da Casa para fazer defesa do trabalho de Antônio Henrique (PDT) à frente das atividades da Câmara. Nos bastidores chegou-se, inclusive, a citar o nome do pedetista como possibilidade de ser indicado pelo partido para a disputa majoritária.

Henrique, porém, tem intenção de manter-se atuando como legislador. No ano passado, o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza realizou o primeiro concurso público e iniciou as discussões para transferência da sede da Casa do bairro Patriolino Ribeiro para o Centro da cidade.

De acordo com levantamento feito pelo Blog do Edison Silva, a priori, a ideia é que todos os 43 vereadores tentem reeleição. Eles devem disputar um dos assentos na Casa com novos e velhos nomes da política local, além de suplentes e ex-parlamentares que já se colocam como pré-candidatos.