Deputado Acrísio Sena defende a parceria entre PT e PDT nas eleições deste ano em todos os municípios cearenses. Foto: Ascom/ALECE.

Depois de dar posse aos novos presidentes municipais, o Partido dos Trabalhadores – PT começa a organizar os seminários regionais para montar as chapas eleitorais nos 156 municípios onde a legenda está presente no Ceará. Mas há no partido uma orientação da direção nacional para que a legenda tenha candidatura própria a prefeito nos municípios acima de 50 mil habitantes.

“O diretório estadual do PT já fez uma primeira reunião, ainda no final de 2019, ratificou a decisão da nacional e começou a estruturar os seminários de maneira regionalizada de acordo com as macro-regiões: Norte, Centro Sul, Vale do Jaguaribe, Inhamuns, Cariri, Litoral Leste e assim por diante; para fazer as construções políticas eleitorais na perspectiva do fortalecimento do partido com esses objetivos: ter um maior número de candidatos a prefeito e fazer uma boa bancada de vereadores e vereadoras”, informou o deputado Acrísio Sena (PT).

O parlamentar justifica a importância da montagem dos palanques majoritários: “Nós vamos concorrer uma eleição diferenciada porque acabaram-se as coligações para vereador. Isso tem impulsionado para que o partido tenha um maior número de candidatos a prefeito e prefeitas em todo o país”.

Entendimento PT + PDT

Na montagens das chapas para prefeito, Acrísio Sena defende a parceria do PT com o PDT: “No âmbito estadual estamos hoje no mesmo projeto com o governador Camilo Santana no qual dois principais partidos, PT e PDT, têm construído entendimentos e pacificado muitas relações em todos os municípios, inclusive, avançando em Fortaleza”.

Segundo Acrísio Sena, o papel do governador Camilo Santana nas eleições municipais deste ano será de pacificador político da base aliada. “O governador vai trabalhar no fortalecimento de parcerias com sua base aliada. É óbvio que o governador vai ajudar a distensionar em muitos municípios para que os partidos que estão na base aliada não entrem numa disputa acirrada, podendo fazer acordos e tratativas políticas. Obviamente que tem especificidades em cada município e, por isso que o governador se posicionou dizendo que vai analisar caso a caso mas há sempre o desejo do governador Camilo Santana de ver sua base unida, principalmente os dois principais partidos que dão sustentação ao governo que são o PT e o PDT”, disse Acrísio.