Ex-deputado Ely Aguiar, presidente do PSD de Fortaleza e presidente estadual, Domingos Filho. Foto: Reprodução/Instagram.

O presidente do PSD no Ceará, Domingos Filho, tem metas ambiciosas para o PSD no pleito deste ano. Além de eleger entre 35 e 40 prefeitos, o partido pretende, ainda, eleger entre cinco e seis vereadores para a Câmara Municipal de Fortaleza.

De acordo com Domingos, os dois vereadores do partido na Capital cearense, Márcio Cruz e Benigno Júnior, não terão legenda para disputar reeleição, e têm anuência para deixar o grêmio. O PSD deve apostar em candidaturas de menor potencial eleitoral.

Ainda em Fortaleza, o partido apoiará o candidato a prefeito do Partido Democrático Trabalhista (PDT), enquanto que a sigla pedetista apoiará, em Caucaia, a candidatura do prefeito Naumi Amorim à reeleição. De acordo com Domingos Filho, há um acordo entre ele, o senador Cid Gomes e o governador Camilo Santana para PT, PDT e PSD estarem unidos em Tauá, Sobral e Barbalha. Nos demais municípios, as legendas devem estar em trincheiras diferentes na maioria das disputas eleitorais de 2020.

“Nós vamos disputar tanto quanto possível na grande maioria dos municípios. Com o novo modelo político quem não tiver candidato majoritário estará prejudicado. A candidatura majoritária trará os votos de legenda que são contados para fins de fazer o maior número de vereadores”, disse o dirigente ao Blog do Edison Silva.

Conforme informou, em 2014 seu grupo político elegeu 21 prefeitos, sendo 19 do PSD e dois do PMB, além de 18 prefeitos de outros partidos ligados à sua base de apoio. “Estimamos como meta ampliar o número de prefeitos em 30%. Ou seja, serão 35 a 40 prefeitos. Essa é mais ou menos nossa meta”, destacou.

Em Fortaleza, há um compromisso do PSD com o senador Cid Gomes e com o prefeito Roberto Cláudio. “Apoiamos o candidato do PDT, e o PDT apoia nosso candidato em Caucaia, que é o prefeito Naumi Amorim”, explicou.

Já para a Câmara Municipal de Fortaleza são 65 candidatos, e o PSD, segundo Filho, está com chapa, praticamente, fechada. “Vamos ter todas as candidatas mulheres e candidatos homens. Talvez até mais que os 30% do gênero feminino. Almejamos fazer um projeto de cinco ou seis vereadores”.

Embora o partido tenha atualmente dois vereadores em Fortaleza, esses não têm qualquer relação partidária com o PSD. Os dois parlamentares, Benigno Júnior e Márcio Cruz, têm anuência para sair da sigla. “Não terão legenda em nosso partido”, informou.

A estratégia da legenda, em Fortaleza, é não ter qualquer vereador com mandato em sua chapa para a eleição. “Tenho defendido isso e há consenso que nossa relação é muito transparente. Algum vereador poderá ser avaliado, não por mim, mas por uma comissão que foi criada. Ela decidirá se os pré-candidatos aceitam ou não um vereador na chapa”.

“Temos um pacto com o senador Cid Gomes e com o governador Camilo. Com exceção de Tauá, onde o PDT e PT  vão nos apoiar; Sobral, em que nosso partido e o PT vão apoiar a candidatura do PDT; e Barbalha, que é a terra do governador, nos demais todos podem lutar pelos seus partidos e suas candidaturas. A política local tem lógica diferente da estadual. A circunstância local tem outras características e tanto quanto possível vamos estar juntos ou não” – (Domingos Filho)

 

Detalhes

O PSD tem a quarta maior bancada da Câmara Federal e a segunda do Senado.

Domingos Filho está na vida pública há 25 anos.

Nas eleições complementares para prefeito deste ano, PSD, PDT e PT estiveram juntos e separados. Em Tianguá, PSD, PDT e PT estiveram em lados opostos. Em Irauçuba os três partidos estiveram juntos. Já em Aracoiaba o PSD perdeu a disputa para candidato do PDT.