Reunião na Câmara Municipal do presidente, vereador Antônio Henrique (PDT), com o presidente do TRE/CE, desembargador Haroldo Máximo, e assessores. Foto: Érika Fonseca.

Mais de 350 mil eleitores de Fortaleza ainda não realizaram o cadastro biométrico, o que corresponde a 19% do eleitorado da Capital. O dado foi apresentado na manhã desta quarta-feira (29), pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará – TRE, desembargador Haroldo Máximo, em reunião com o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Antônio Henrique (PDT). Na pauta, foram debatidas estratégias para conscientizar a população da necessidade de se regularizar o título e fazer a biometria.

“Cerca de 350 mil pessoas ainda não fizeram a biometria na cidade de Fortaleza, e após encerrado o prazo de regularização, o eleitor perderá não somente o direito de votar neste pleito 2020, como não poderá exercer nenhum cargo público, nem concorrer concurso público, como também não poderá tirar passaporte e ainda corre o risco de ter o seu CPF cancelado”, alertou o desembargador Haroldo Máximo preocupado com a situação.

A coordenadora do cadastro eleitoral do TRE, Lorena Belo, também destacou: “É um público muito grande e que precisa se conscientizar da necessidade de buscar a regularização do seu título o mais rápido possível. Nós temos um prazo fatal de fechamento do cadastramento, então é importante e salutar para que o eleitor não deixe para regularizar apenas no final do prazo pois poderá enfrentar longas filas e horas de espera”.

O presidente da CMFor, Antônio Henrique (PDT), informou que a Câmara vai contribuir com a pauta, disponibilizando parte do Grande Expediente da sessão ordinária do dia 12 de fevereiro, para que o presidente do TRE-CE esclareça aos vereadores sobre o processo de cadastro biométrico obrigatório na capital cearense. A ideia, conforme explicou o presidente, é mobilizar os vereadores para sensibilizarem a população da cidade sobre a importância da biometria para que ela regularize e evite o cancelamento do título.

Sobre a contribuição da Câmara no processo de cadastramento biométrico, Lorena enfatizou a importância da participação dos vereadores. “É importante que cada vereador atue nas comunidades levando essa conscientização e orientando sobre como o cidadão poderá regularizar o seu título, quais os documentos necessários e sobre os locais de atendimento”, pontuou.

O presidente Antônio Henrique aproveitou a ocasião para solicitar ao TRE-CE a realização de um seminário, na Câmara Municipal, sobre o processo eleitoral 2020. “Solicitamos um momento aqui aos assessores e vereadores para orientação do processo eleitoral que vamos enfrentar agora em 2020. O objetivo é esclarecer todas as dúvidas sobre o que é permitido, e o que não é nas eleições, quais os cuidados que o Legislativo deve ter, para que não cometa nenhum crime eleitoral”, afirmou. A data e programação do seminário ainda serão definidas pelo Tribunal Regional Eleitoral.

Também estiveram presentes na reunião, o diretor-geral do TRE-CE, Hugo Pereira Filho; o assessor jurídico da Presidência, Caio Guimarães; o corregedor do TRE, desembargador Inácio de Alencar Cortez; o juiz auxiliar da Corregedoria, dr. Rommel Moreira Conrado; o juiz auxiliar da Presidência, dr. Flávio Vinícius Bastos; e o coordenador do Departamento Jurídico da Câmara Municipal, dr. Antônio Carlos.

Cadastro Biométrico

O eleitor que já teve o título cancelado deve buscar atendimento, portando identidade e comprovante de endereço atualizado, para reverter o cancelamento e reativar a sua inscrição eleitoral, já com a coleta biométrica. Lembrando que o serviço é gratuito, e não há pagamento de multas para o eleitor que teve o título cancelado por ausência à revisão biométrica. Só há multas para quem deixou de votar ou justificar.

Para fazer o cadastramento e regularizar a situação, basta procurar um dos postos do TRE listados abaixo:

De segunda a sexta, das 8 às 17h:

  • Central de Atendimento ao Eleitor (Fórum Péricles Ribeiro – Bairro Praia de Iracema);
  • Centro de Inclusão Tecnológica e Social (CITS), no bairro Pref. José Walter – (Av. K, 330 – 1ª Etapa);
  • Centro de Cidadania e Direitos Humanos, no Conjunto Ceará (Av. Alanis Maria Laurindo de Oliveira, 461);
  • Vapt Vupt de Messejana;
  • Vapt Vupt do Antônio Bezerra;
  • Posto na UECE – Itaperi;
  • Posto do Parque das Crianças.

De segunda a sexta, das 10 às 19h, e aos sábados, das 10 às 17h:

  • Posto do Via Sul Shopping;
  • Posto do Shopping Parangaba;
  • Posto do Shopping Benfica;
  • Posto do North Shopping Jóquei;
  • Posto do North Shopping Fortaleza;
  • Posto do Shopping Riomar Fortaleza;
  • Posto do Shopping Iguatemi;
  • Posto do Shopping Riomar Kennedy.

Fonte: Ascom/CMFor.