Roberto Cláudio diz que o motorista poderá usar gratuitamente o estacionamento Zona Azul para resolver questões rápidas. Foto: Ascom/PMF.

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, apresentou, na manhã desta quinta-feira (16), em entrevista coletiva, no auditório do Paço Municipal, o balanço da redução de mortes no trânsito da Capital, que alcançou a meta estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Durante o evento, o prefeito anunciou também uma novidade para 2020: a flexibilização do Zona Azul que permite que o motorista tenha agora uma tolerância de 15 minutos após estacionar o veículo. A medida, proposta por vereadores, já começou a funcionar a partir desta quinta-feira (16).

“Às vezes o cidadão pára para fazer uma encomenda, pegar um pacote ou fazer um pagamento, não permanece ali por mais de 15 minutos e acaba tendo que pagar pela hora inteira. Então, estamos garantindo que, a partir de hoje, no uso do aplicativo Zona Azul, os primeiros 15 minutos não sejam cobrados, o que permitirá usar o estacionamento para resolver questões básicas”, argumentou o Prefeito.

Em 2010, a ONU estabeleceu a meta de reduzir em 50% o número de óbitos até o final de 2020. Fortaleza conseguiu atingir a meta antecipadamente. De 2010 a 2019, foi contabilizada a redução de 50,3%, colocando a Capital em outro patamar no que diz respeito à Política de Segurança Viária.

Para Roberto Cláudio, o dado foi alcançado graças à implantação de políticas públicas voltadas para a segurança no trânsito, com o apoio da Iniciativa Bloomberg, que mexeram com o hábito da população, mas que trouxeram resultados positivos.

“Isso aconteceu em virtude de novas ações de fiscalização, pelas campanhas educativas, mudanças na engenharia de tráfego em vias que tinham mais movimentação e por uma decisão de estruturar um modal, uma infraestrutura cicloviária com mais segurança, com a redução de velocidade em algumas áreas. A gente estava querendo terminar o mandato com menos de 200 mortes no trânsito e chegamos a essa meta no ano passado. Agora vamos trabalhar para avançar ainda mais ao longo de 2020”, disse o prefeito.

O secretário executivo de Conservação e Serviços Públicos, Luís Alberto Sabóia, mostrou os números relativos à principal diretriz na política de mobilidade urbana da atual gestão, que é a segurança no trânsito. Foram apresentados os projetos e intervenções que contribuíram para a redução das mortes, desde que a política começou a ser implantada, em 2010.

“A parceria com a Iniciativa Bloomberg ajudou bastante porque nos trouxe parceiros internacionais. Além disso, investimos em educação em mobilidade urbana, em campanhas de educação no trânsito, através da AMC, fora as ações que nos ajudaram como requalificação de vias, onde há movimento intenso e muitos pedestres, expansão do bicicletar com o aumento das estações e da malha cicloviária”, explicou.

Outro dado apresentado é que este é o quinto ano seguido que a Capital consegue reduzir óbitos no trânsito, o que comprova que a implantação da nova política tem sido eficiente.

Com informações da Ascom/PMF.