Novo painel digital do Plenário 13 de Maio. Foto: Bia Medeiros/ALECE.

O Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa do Ceará passa por um processo de modernização. A partir de fevereiro, um novo painel digital vai substituir o antigo sistema analógico, para agilizar os procedimentos nas sessões. Os trabalhos do Legislativo cearense neste ano serão iniciados no próximo dia 3 de fevereiro.

O 1º Secretário da Mesa Diretora da Assembleia, deputado Evandro Leitão (PDT), destaca que o processo de modernização do Plenário 13 de Maio foi um dos projetos sugeridos pela atual Mesa Diretora, presidida pelo deputado José Sarto (PDT). “O projeto foi colocado em prática e até o retorno dos trabalhos estaremos com um plenário mais moderno e ofertando uma melhor condição de trabalho para todos os colegas parlamentares. Nosso intuito é ofertar transparência aos trabalhos da Casa junto à população e imprensa em geral”, afirma o parlamentar.

“Nosso painel era de 2003 e, portanto, encontrava-se obsoleto. Esta substituição é necessária e vai possibilitar uma melhoria para os deputados. Quando tiver numa votação, poderemos disponibilizar no painel o projeto ou a emenda que está sendo votado”, exemplifica o diretor do Departamento Legislativo da Casa, Carlos Alberto Aragão.

Uma comitiva liderada pelo deputado Evandro Leitão e pelo diretor do Departamento Legislativo, Carlos Alberto, visitou as dependências do Plenário 13 de Maio para acompanhar as obras. Participaram da visita técnica ainda Lindolfo Cordeiro, diretor legislativo; Lise Novais, diretora do Departamento de Administração; Elpídio José de Oliveira, Chefe de Gabinete da Presidência; e Charlie Lopes, coordenador de Tecnologia da Informação.

Demais mudanças

A expectativa é que o painel digital entre em operação a partir de 3 de fevereiro, quando da retomada das sessões plenárias. A licitação para o processo de modernização do Plenário foi feita em dezembro de 2019, tendo como ganhadora a empresa Visual, de Belo Horizonte (MG). “A partir daí, eles pediram um prazo para montagem e o processo está em andamento. É um sonho que a Mesa Diretora, presidida pelo deputado José Sarto, consciente da importância de modernização do Poder Legislativo, viabilizou juntamente com os servidores que humildemente compõem o Departamento Legislativo”, destaca Carlos Alberto.

Outra melhoria está sendo feita no sistema de som, com a troca de microfones. A reforma se estende aos plenarinhos do Complexo de Comissões Técnicas, que terão novos telões onde serão controlados os tempos, votações no painel (quando nominais e secretas), melhoria dos sistemas de som e câmeras de TV com controle operacional por joysticks.

“Também serão disponibilizadas biometrias para os parlamentares quando necessitarem de votação nominal. Todo esse trabalho está sendo feito para a modernização e acompanhamento do processo legislativo, demonstrando transparência do Poder Legislativo e a interação com a sociedade cearense”, afirma o diretor do Departamento Legislativo.

Painel antigo, que foi substituído, havia sido implantado em 2003. Foto: Blog do Edison Silva/Arquivo.

Com informações da ALECE.