Luizianne Lins e Guilherme Sampaio durante debate sobre eleições em 2018. Foto: Reprodução/Facebook.

O Partido dos Trabalhadores (PT) realiza no início de fevereiro, no Rio de Janeiro, festa em comemoração aos 40 anos de fundação da agremiação. As principais lideranças cearenses da sigla devem comparecer ao evento, que contará como um dos temas entre os petistas fortalezenses, a indicação de um nome para a disputa ao Paço Municipal.

A ex-prefeita de Fortaleza e candidata derrotada no pleito de 2016, a deputada federal Luizianne Lins, era tida como nome de consenso entre os partidários da sigla. No entanto, ainda no ano passado, logo após o vereador Guilherme Sampaio ser escolhido presidente do partido na Capital, correligionários do petista passaram a defender o nome do dirigente, internamente.

Luizianne ainda é a preferida entre os filiados do PT na Capital para a disputa à Prefeitura. Porém, há dentro do partido uma ala que defende que Guilherme representa algo de novo, até porque o nome da deputada federal já foi colocado à disposição por três vezes, sendo ela eleita em 2004, reeleita em 2008, e derrotada em 2016.

Quem deve definir o impasse, porém, será a principal liderança do partido em nível nacional, um dos homenageados da festa que acontecerá do dia 7 a 9 de fevereiro, o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Aliás, Luizianne já se antecipou, e ainda no ano passado, se reuniu com o líder político se colocando, mais uma vez, como pretensa candidata.

O petista considerou essa possibilidade e pediu celeridade no processo de escolha interna, uma vez que Fortaleza é prioridade para o PT, segundo confirmaram ao Blog do Edison Silva membros do partido. De acordo com o presidente estadual do partido no Ceará, Antônio Alves Filho, o Conin, lideranças petistas do Ceará iriam se encontrar com Lula nesta terça-feira (28), para discutir a situação. No entanto, como Guilherme Sampaio está fora do País, o encontro teve que ser adiado.

Segundo o dirigente, o nome de Luizianne sai fortalecido, uma vez que a petista tem um legado que deixou para a cidade, visto que já foi prefeita de Fortaleza. No entanto, ele destacou que Guilherme, como presidente municipal da legenda, é quem vai conduzir o processo eleitoral do partido no pleito deste ano. “Nada ainda está definido. Só será definido depois que conversarmos com o Guilherme”, disse.

Pré-candidato

“O Lula pediu para acelerar essa questão em Fortaleza. É uma visão prioritária do partido aqui. O PT vai ter candidatura própria e o nome que está sendo proposto é o da Luizianne”, disse ao Blog o deputado federal José Airton Cirilo. Segundo ele, existe a possibilidade de o vereador Guilherme se colocar como pré-candidato, mas isso é algo que ainda não foi discutido.

“Não sei se vai ter disputa interna. Eu acho que o Lula é quem vai comandar a discussão. Ele vai chamar a Luizianne, o Guilherme e todos nós. E lá vai ser tomado qual encaminhamento para essa questão. Se o Guilherme vai aceitar, só ele é capaz de dizer”, disse o parlamentar.

Lula

O Blog do Edison Silva tentou contato com o vereador, mas até a publicação deste texto ele não retornou nossas chamadas. O dirigente está em Portugal concluindo mestrado.

Além de Fortaleza, Lula defende candidaturas na Região Metropolitana, como em Caucaia, com Elmano de Freitas; e Maracanaú, com candidatura ainda a ser definida. O partido também pretende lançar candidatos em todas as cidades cearenses com mais de 50 mil habitantes.