PT, PDT e PROS já estariam com vagas garantidas na Câmara. Foto: Blog do Edison Silva.

Enquanto alguns partidos temem não eleger um vereador sequer para a próxima Legislatura na Câmara Municipal de Fortaleza, outros já dão como certa a reeleição de alguns parlamentares e eleição de outras lideranças políticas. De acordo com avaliação feita pelos próprios representantes do Legislativo da Capital cearense, PDT, PT e PROS são as legendas que devem, ao menos, reeleger aqueles que, atualmente, detém mandato na Casa.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Ceará ainda não divulgou a quantidade de eleitores aptos a votar no pleito deste ano, o que acorrerá no início do mês de junho próximo. No entanto, em 2016, o quociente eleitoral foi de 29.200 votos. Ou seja, na ocasião, qualquer partido ou coligação que atingisse essa quantidade de sufrágios estaria apto de eleger um vereador para a Câmara.

Para este ano, estima-se que o número não fique muito distante. O problema está no fim das coligações proporcionais, o que fará com que partidos políticos fortaleçam seus quadros para eleger o máximo de nomes possíveis.

O PDT, maior partido da Câmara, atualmente, com 11 vereadores, tende a ser a sigla com mais representantes a partir de fevereiro de 2021. Isso porque, além de ter planos de lançar um nome que vai suceder o prefeito Roberto Cláudio, está preparando uma chapa robusta para a disputa eleitoral de outubro, inclusive, com gestores da Prefeitura de Fortaleza.

Os mais entusiasmados acreditam que a sigla pedetista possa eleger até 15 nomes para a Casa, enquanto que os pessimistas defendem algo em torno de 9 a 11 nomes entre eleitos e reeleitos. No Partido dos Trabalhadores (PT), que também tem pretensão de lançamento de candidatura majoritária, a ideia é reeleger ao menos os atuais representantes da sigla na Casa: Guilherme Sampaio, Larissa Gaspar e Ronivaldo Maia.

O mesmo deve ocorrer com o PROS, que vai deve lançar o nome de Capitão Wagner a prefeito e tem dois vereadores na Câmara: Márcio Martins e Julierme Sena. Apesar de estar filiado ao PROS, Carlos Mesquita faz parte da base de apoio do prefeito Roberto Cláudio e deve, em breve, deixar os quadros da legenda. Já Sargento Reginauro, atualmente sem partido, pode ingressar no grêmio.

Camilo Santana

O PSB não tem nenhum membro na Casa Legislativa, mas, segundo informações de vereadores da Câmara, com o apoio do governador Camilo Santana, a legenda está fortalecendo seus quadros de candidatos ao pleito deste ano, o que pode refletir em eleição de nomes ao legislativo municipal.

Já o PSD, que vai perder seus dois únicos membros – Márcio Cruz e Benigno Júnior – apostará em candidaturas com menor potencial de votos, o que garantirá uma maior aglutinação de nomes com potencial de eleição.