De férias, o empresário Geraldo Luciano afirma que no final deste mês dirá se aceita ser candidato ou não. Foto: Divulgação.

O Partido Novo vive um impasse interno com relação ao nome de seu pré-candidato a prefeito de Fortaleza. O partido escolheu o executivo Geraldo Luciano como postulante da legenda, mas Luciano não está certo de que disputará o pleito eleitoral de outubro próximo. Enquanto isso, a agremiação está em processo de inscrição para interessados em participar do processo seletivo para concorrer a uma das 43 vagas da Câmara Municipal. 

De acordo com o Secretário de Finanças do Novo, Jerônimo Ivo, a preço de hoje, Geraldo Luciano é o nome do partido para a disputa a prefeito neste ano, uma vez que foi aprovado no processo interno. Segundo ele, apesar dos rumores de desistência da pré-candidatura, o dirigente ressaltou que não há qualquer documento sobre qualquer alteração no processo de escolha.

“Quem especulou isso, não consegue provar. Então, o Geraldo Luciano está de férias e não vai responder. Ele, oficialmente, é o nosso candidato”, disse. No entanto, Ivo ressaltou que se Luciano vier a desistir, caberá ao diretório organizar um novo processo interno de escolha.

“Mas isso está fora de cogitação. O nome dele já está em nosso edital interno como aprovado no processo seletivo. Se tiver outro nome, terá que passar por todo o processo que dura dois meses. Neste caso, cabe a nacional decidir como se sucederá”, explicou.

De férias de suas atividades profissionais, Geraldo Luciano respondeu ao questionamento feito pelo Blog do Edison Silva. Conforme informou, ele e o partido estão conversando sobre esse processo, mas não há nada definido. O ainda pré-candidato retorna a Fortaleza no fim deste mês, e até lá terá resposta sobre manter ou desistir de uma eventual candidatura.

De acordo com o presidente estadual da sigla, Célio Fernando, o Novo tem o propósito de lançar um candidato à Prefeitura de Fortaleza. Nesse momento, o postulante a candidato é Geraldo Luciano, que foi aprovado no processo seletivo do partido. “Temos um postulante a pré-candidato já aprovado. Não nos consta oficialmente que o processo para concorrer a prefeito de Fortaleza em 2020 tenha sido interrompido. A verdade é que nem estamos ainda em uma pré-campanha. Há tempo para organizar e decidir a presença do Novo nas próximas eleições majoritárias. Caso haja algum problema para o Geraldo Luciano dar continuidade, o diretório nacional pode abrir novo processo ou decidir que devemos ter candidatos apenas para vereador”, disse.

No próximo dia 19 de janeiro, a direção do Novo deve se reunir pela primeira vez no ano para elaborar o plano de trabalho para 2020. O evento deve ser realizado no Centro Espiritual Uirapuru (CEU), em Fortaleza.

Enquanto não há definição sobre a candidatura majoritária, a agremiação inicia o processo seletivo para escolha dos candidatos a vereador de Fortaleza. A inscrição completa precisa estar feita até o dia 15 de janeiro. Caso não esteja, o interessado passa para a segunda turma de inscritos. Quem estiver nessa turma, precisa estar com as etapas concluídas até 06 de março.

O resultado da primeira turma ocorre no dia 22 de março, já o da segunda turma de postulantes no dia 22 de maio. A expectativa é de que sejam mais de 20 postulantes a candidatos. As inscrições para a seleção de postulantes a vereador atende ao edital nacional divulgado pelo partido. Para participar é preciso ser brasileiro nato, ter no mínimo 18 anos, estar em pleno gozo dos direitos políticos e efetuar pagamento de R$ 350,00.