No total, serão ofertadas 1.100 vagas para o Ensino Médio nas recém-criadas unidades de Maracanaú e Sobral. Foto: Ascom/SSPDS.

Começam nesta sexta-feira (24) as inscrições para o processo seletivo de duas novas unidades do Colégio da Polícia Militar do Ceará em Sobral e Maracanaú. A cidade de Sobral ganhou o 4º Colégio da Polícia Militar – ministro Jarbas Passarinho (4º CPM-MJP) e a cidade de Maracanaú recebe o 3º Colégio da Polícia Militar do Ceará – Tenente Mário Lima (3º CPM-TML). Essas novas escolas foram criadas pelo decreto do governador Camilo Santana (PT) publicado no Diário Oficial do Estado dia 14 de janeiro deste ano.

O Colégio de Maracanaú ofertará 280 vagas, já na unidade de Sobral serão 820, ambas para o Ensino Médio. O processo para admissão de novos alunos inicia-se com a fase de inscrições indo do dia 24 ao dia 27 de janeiro, etapa realizada exclusivamente pela internet, no site www.cpmgef.ce.gov.br, contendo os Editais e todas as informações do certame (links abaixo):

Edital do Processo Seletivo do Colégio de Maracanaú

https://drive.google.com/file/d/1kfOlwqLUjvZhNxojytk80dmYtXUYAj35/view?usp=sharing

Edital do Processo Seletivo do Colégio de Sobral

https://drive.google.com/file/d/1tSBBbNUCmtnOdlcpak1-6EnGob7uMClR/view?usp=sharing

Após a fase de inscrições, a aplicação da prova do processo seletivo está prevista para o próximo dia 9 de fevereiro (domingo), às 9h, com duração de três horas. A avaliação contempla os conteúdos de Português e Matemática.

As vagas nos dois colégios serão preenchidas por candidatos dependentes de servidores estatuais das forças de Segurança Pública (Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Perícia Forense) e por não Dependentes (Público Geral).

As duas novas unidades de ensino passam a integrar a rede de colégios:

O 1º Colégio da Polícia Militar do Ceará General Edgard Facó (1ºCPM-GEF), com sede em Fortaleza, possui 23 anos de existência e, pelo quarto ano consecutivo, apresenta as melhores médias dentre todas as escolas públicas do Ceará no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem.

O 2º Colégio da Polícia Militar Coronel Hervano Macêdo Junior (2º CPM-CHMJ), com sede em Juazeiro do Norte, com apenas quatro anos de fundação, progrediu da 88ª colocação em 2016 para o 9º lugar em 2018 no mesmo ranking das médias de escolas públicas avaliadas no Enem.

Redação Enem 2019

O 2º Colégio da Polícia Militar do Ceará, Coronel Hervano Macêdo Júnior (2ºCPM-CHMJ) em Juazeiro do Norte e o 1º Colégio da PMCE, General Edgard Facó (1° CPM-GEF) em Fortaleza, conquistaram os melhores resultados no quantitativo de redações com notas acima de 900 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem realizado em novembro do ano passado cujos resultados foram divulgados na última sexta-feira (17). Nessa edição, mais de 50 alunos do 1° CPM-GEF alcançaram essa pontuação. “É um sentimento de gratidão muito grande a todos os profissionais da casa que estão diariamente como os estudantes na sala de aula estimulando e incentivando-os”, comentou a tenente-coronel Albanita, comandante 2ºCPM-CHMJ.

Na avaliação do coronel Kennedy Pimentel, coordenador dos Colégios da Polícia Militar do Ceará, os resultados são “fruto de um acompanhamento perene dos alunos, da garra e compromisso dos nossos mestres e valorosos policiais militares que compõem os colégios de Fortaleza e de Juazeiro do Norte”. E completou: “esse resultado obtido pelo 1º e 2º Colégios da Polícia Militar nos orgulha e nos incentiva a trabalhar cada vez mais com dedicação e entusiasmo”.

De acordo com números divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), dos 4 milhões participantes desse Enem de 2019, apenas 53 atingiram a nota 1.000, pontuação máxima para a prova. A média geral das redações dos examinandos de todo o Brasil foi de 592,9 pontos. Já o quantidade de redações com nota zero aumentou de 112.559 para 143.736. Esses números dão uma noção ainda maior do que representa os resultados obtidos pelos estudantes dos dois colégios da Polícia Militar do Ceará.

Fonte: Ascom da PMCE e da SSPDS/Gov/CE.