Vereador Guilherme Sampaio ao lado do ex-presidente Lula. Foto: Reprodução/ Facebook.

O presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) em Fortaleza, o vereador Guilherme Sampaio, afirmou ao Blog do Edison Silva que a agremiação já possui 60 nomes colocados para a disputa de vagas da Câmara Municipal. De acordo com ele, apesar de respeitar a opinião do governador Camilo Santana, que defende aliança entre petistas e pedetistas no pleito deste ano, a tese de candidatura própria na Capital está consolidada.

O parlamentar destacou, ainda, que durante sete anos fez oposição à gestão do prefeito Roberto Cláudio, e foi eleito presidente da sigla com este posicionamento.

A seguir entrevista que Guilherme Sampaio concedeu ao Blog sobre as perspectivas da legenda para o pleito deste ano:

BES – Qual deve ser a prioridade do PT/Fortaleza em 2020?

GSApresentar à cidade uma candidatura própria à Prefeitura e uma chapa de candidatos a vereador que represente um projeto popular e democrático, que tenha como prioridade a redução de desigualdades.

 

BES – Como você pretende organizar o partido para a disputa eleitoral deste novo ano?

GS – Primeiro, mobilizando todas as nossas instâncias para ouvir o povo. No primeiro trimestre, realizaremos um amplo diálogo, com vistas a um diagnóstico participativo de Fortaleza. Ao lado disso, dialogando com os centros de pesquisa e as universidades, com vistas à transformação desse diagnóstico em propostas para a cidade.

No campo das parcerias, construindo um diálogo com as siglas progressistas e identificadas com esse projeto com vistas a eventuais alianças.

E, internamente, praticando um diálogo franco e aberto entre todas as forças e nossas bancadas, sob a liderança do Presidente Lula para construirmos a unidade necessária a esses desafios. Ninguém segura o PT unido!

 

BES – Nos bastidores fala-se em seu nome e no de Luizianne para a disputa. Inevitavelmente o PT terá candidato ou o desejo do governador (de aliança entre PT e PDT) poderá  se realizar?

GS. Fiz sete anos de oposição na Câmara e fui eleito presidente, apoiado por meus companheiros concorrentes no segundo turno, defendendo a tese da candidatura própria do partido. Essa também é a orientação nacional e das deliberações do diretório Estadual e municipal, que se reuniu em dezembro último e reafirmou essa posição.

O governador governa o Ceará numa ampla coalizão, é natural que considere a convivência de sua base no estado. Não conversei com ele a respeito.

Entendo que a tese da candidatura própria está consolidada e que Fortaleza precisa de uma candidatura petista para trazer desenvolvimento com qualidade de vida, priorizando a atenção a população mais pobre, ao contrário do que se vê hoje.

 

BESHá possibilidade de aliança em um eventual segundo turno em que uma dessas legendas não siga na disputa?

Segundo turno só se trata no segundo turno, pois não sabemos quem vai disputar conosco antecipadamente. Nesse momento, nossa prioridade é construir uma alternativa popular e de esquerda viável para nossa cidade.

 

BES – O PT já tem todo o quadro de eventuais candidatos a vereador de Fortaleza? Quem são os nomes já colocados?

GS. Temos mais de 60 pré-candidatos a vereador, além dos integrantes da bancada atual. Entre estes há alguns que também já ocuparam o cargo, como é o caso dos companheiros Vicente Pinto e Jovanil Oliveira e também um ex-deputado federal, o Eudes Xavier.

 

BES – E sobre alianças. Quem o PT quer estar do lado já no primeiro turno? Você deve dialogar com quais partidos?

GS. Prioritariamente buscaremos diálogo com os partidos do campo progressista identificados com nossa forma de ver a cidade e a gestão com vistas a oferecer uma alternativa viável de esquerda a Fortaleza.