Granja tem o histórico de receber a maior quantidade de chuvas do estado. Foto: Divulgação.

Pelo segundo ano consecutivo, o carnaval do município de Granja foi cancelado. O objetivo, garante a Prefeitura, é para investir em obras que contenham a força das águas na cidade e reforçar a assistência social a fim de que o município possa estar melhor preparado para eventuais casos de famílias desabrigadas.

Tradicionalmente, Granja recebe as maiores precipitações do estado. Só nos primeiros dias do ano já são mais de 300mm, o que fez o nível do rio Coreaú se elevar acima do esperado para a época.

Segundo a prefeita Amanda Aldigueri (PDT), sobrinha do deputado estadual Romeu Aldigueri, o município de Granja sempre está entre as recordistas de chuva, porém agora há algo inédito. “A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) convocou uma entrevista coletiva para nos antecipar que no fim de janeiro e início de fevereiro teremos chuvas de intensidade ‘fortíssima’. Dessa forma, não faz sentido o município gastar com quatro dias de alegria correndo o risco de testemunhar tragédias no restante do ano”, declarou.

Economizar para investir

Funceme alertou para a possibilidade de haver fortes chuvas entre janeiro e fevereiro no município. Foto: Divulgação.

Com a economia declarada de R$ 1,2 milhão, a prefeitura quer recuperar córregos, rios, riachos, fazer drenagens, recuperar pontes, fazer manutenção de passagens molhadas e bueiros, destino correto de resíduos, além da reforma e recuperação do mercado central do município.

“Em pleno ano eleitoral, a prefeita Amanda Aldigueri mostra compromisso e responsabilidade. É uma atitude que desagrada parte da população, assim como também os foliões, mas mostra responsabilidade com a coisa pública, sendo portanto necessária”, defendeu o tio Romeu Aldigueri, deputado estadual pelo PDT.

“A decisão é necessária também pelo fato de que os dois açudes mais relevantes da região – Gangorra e Anjicos – quando sangram, suas águas vão para o rio Coreaú. Estes sangraram ano passado, após 10 anos, porém estavam com 20% da capacidade neste mesmo período. Hoje, ambos já apresentam 80% de acúmulo de água, o que significa que sangrarão bem mais cedo do que em 2019. Estamos no começo da quadra invernosa e os principais reservatórios de água já estão muito acima do registrado na nossa história recente, portanto, temos que honrar nossa preocupação maior, que é sempre com as pessoas”, argumenta a prefeita.