Presidente estadual do PT, Conin, apresenta Mirian Sobreira aos filiados do partido como a mais nova petista. Foto: Divulgação.

Como o Blog do Edison Silva adiantou em setembro passado, a ex-deputada Mirian Sobreira foi oficializada como integrante do Partido dos Trabalhadores (PT) de Iguatu. Agora a petista deve ser indicada pela legenda como o nome que vai disputar as eleições no Município da Região Centro-Sul.

Recentemente, Mirian foi anunciada pelo dirigente do partido, o deputado federal José Nobre Guimarães, como um dos novos nomes do partido para o pleito de 2020. Na quinta-feira passada (09), ela participou de evento do Partido dos Trabalhadores que está preparando os candidatos para a disputa de outubro próximo.

O ingresso de Sobreira ao PT de Iguatu, como já era esperado, está causando desavenças internas na legenda. Isso porque muitos petistas fazem parte da atual gestão municipal, que era apoiada pela família Sobreira, até pouco tempo. Mirian deve ir para a disputa eleitoral como opositora à administração do prefeito Ednaldo de Lavor, do PDT, partido ao qual a ex-deputada estava filiada.

De acordo com correligionários do grupo político dos Sobreira, Mirian teria sido cogitada pelo próprio ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a disputa municipal. Isso porque o líder petista teria boas relações com o grupo político dela desde quando comandou a prefeitura de Iguatu.

O filho da ex-deputada, Marcos Sobreira (PDT), era vice-prefeito do Município até o início de 2019, quando deixou a função para assumir uma das 46 vagas de deputado da Assembleia Legislativa do Ceará. O pedetista chegou a se colocar como eventual candidato a prefeito neste ano, mas, antes, teria que enfrentar Ednaldo de Lavor em uma disputa interna da legenda.