Projeto foi denominado de “Kit Dr. Dentinho”. Foto: Érika Fonseca/CMFor.

Após ter seu projeto de Lei vetado pelo prefeito Roberto Cláudio, o vereador Dr. Porto (PRTB), vai insistir na proposta que promove o autocuidado bucal entre alunos da rede municipal de ensino. Agora, através de uma matéria de sugestão ao Executivo ele quer implantar o Programa Municipal de Saúde, que garante, entre outras medidas, o fornecimento de dois kits de saúde bucal para estudantes entre cinco e 12 anos.

O kit, denominado “kit Dr. Dentinho”, segundo o projeto, deve ser composto por duas escovas de dente e dois cremes dentais com flúor.

A proposta prevê ainda a inclusão da temática saúde bucal para alunos do ensino fundamental na disciplina de Ciências, no tópico relativo ao ser humano e sua saúde.

De acordo com o autor, segundo dados da última Pesquisa Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Fortaleza apresentou resultados abaixo do cenário nacional. Na Capital, crianças de cinco anos apresentaram 6% mais cáries que a média brasileira. Os jovens de 15 a 19 anos apresentaram 13% a mais de cáries que a média nacional.

Muito alardeado pelo vereador Dr. Porto, à época, o kit de prevenção bucal, o “kit Dr. Dentinho”, que seria entregue junto com o fardamento escolar para alunos da rede municipal de ensino, foi vetado por inconstitucionalidade e por contrariedade ao interesse público. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os dentistas da Estratégia Saúde da Família já realizam nas escolas a ação de escovação supervisionada.