André Fernandes pode ficar até 30 dias suspenso de suas atividades legislativas. Foto: Blog do Edison Silva.

A relatora no Subconselho de Ética da Assembleia Legislativa, a deputada Augusta Brito (PCdoB), afirmou ao Blog do Edison Silva que o processo contra o deputado André Fernandes (PSL) por quebra de decoro parlamentar, deve ser retomado no início das atividades legislativa deste ano, em fevereiro. O parlamentar acusou o colega, deputado Nezinho Farias (PDT), de ter envolvimento com facções criminosas no Ceará.

Como não apresentou provas da denúncia que fez, causando transtornos para o pedetista, a Casa resolveu abrir processo por quebra de decoro parlamentar, protocolado por PDT e PSDB. No fim do ano passado, Fernandes foi condenado, pela relatora Augusta Brito, a um mês de suspensão de suas atividades legislativas.

De acordo com Augusta, o processo deve ser reaberto neste início de período legislativo. Após definição do Conselho de Ética, a decisão será apreciada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, e em seguida, apreciada pelo Plenário 13 de Maio, onde todos os deputados devem decidir se aceitam ou não a condenação proposta pelo colegiado.

Depois do início do processo contra o parlamentar, André Fernandes reduziu sua participação na tribuna do Plenário 13 de Maio. O parlamentar também participou cada vez menos das sessões plenárias, estando entre os mais faltosos no segundo semestre do ano passado.