Governador Camilo Santana é aguardado na abertura dos trabalhos legislativos da Assembleia, segunda-feira (03). Foto: ALECE.

Os deputados estaduais do Ceará estão se preparando para o pronunciamento do governador Camilo Santana, que está sendo aguardado na Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (03), quando ele deve levar a mensagem governamental para a Casa Legislativa. Em período pré-eleitoral, o foco da gestão será atender, cada vez mais, o pleito de sua larga base governista, uma vez que muitos deles estarão em lados opostos em diversos municípios durante o pleito deste ano.

O líder do Governo na Casa, Júlio César Filho (Cidadania), que já no ano passado havia afirmado ao Blog do Edison Silva que sua maior demanda como voz do Governo na Casa foi atender aos pedidos dos aliados, deverá ter mais dificuldade ainda para atender tantas solicitações e reclamações.

Ele, inclusive, é pré-candidato a prefeito no município de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Vale salientar que PT e Rede, que também fazem parte da base de sustentação de apoio ao governador Camilo Santana, têm interesse em lançar candidaturas próprias naquela cidade.

No fim do ano passado, um dos principais defensores da gestão, o deputado Carlos Felipe (PCdoB), afirmou que iria atuar de forma independente na Casa. Isso por não concordar com a proposta de Reforma da Previdência apresentada pelo Governo. Com isso, em tese, a base aliada teria perdido um de seus quadros.

O tucano Nelinho, por outro lado, apesar de fazer parte da bancada de oposição, tem votado com o Governo muitas das vezes. Ele é tido, inclusive, por parlamentares da base governista, como um opositor muito próximo da gestão. O parlamentar é pré-candidato a prefeito em Juazeiro do Norte.

Plenário 13 de Maio em reforma na manhã desta sexta-feira (31). Foto: Blog do Edison Silva.

Falando em oposição, o grupo tende a seguir sem unidade e cada vez mais esvaziado. Atualmente, fazem parte da bancada oposicionista os deputados Delegado Cavalcante e André Fernandes, do PSL; Soldado Noelio e Vitor Valim, do PROS; Heitor Férrer (SD) e Fernanda Pessoa (PSDB), além, claro, de Nelinho (PSDB). Por motivos ideológicos, e devido à eleição municipal deste ano, a tendência é que todos esses parlamentares estejam em lados opostos boa parte do ano.

O retorno das sessões ordinárias, na próxima terça-feira (04), contará com o retorno de deputados da base governista, como Osmar Baquit (PDT) e Agenor Neto (MDB), que estavam de licença parlamentar. Outros, porém, entraram de licença, como Danniel Oliveira (MDB) e Leonardo Pinheiro (PP), ambos membros da Mesa Diretora.

Técnicos ainda faziam reparos no painel eletrônico da Assembleia, na manhã desta sexta-feira (31). Foto: Blog do Edison Silva.

No lugar dos dois, estão Davi de Raimundão (MDB) e Manoel Duca (PDT), respectivamente. Já Lucílvio Girão (PP) segue na vaga deixada por Zezinho Albuquerque (PDT), atualmente secretário de Cidades do Governo.

No Plenário 13 de Maio, os deputados encontrarão um novo painel eletrônico, semelhante ao instalado no Senado Federal. A diferença é que os painéis da Assembleia têm três telões a mais, 27 ao todo. Os serviços de reforma ocorridos na Casa incluem, ainda, a instalação de painéis na Sala de Imprensa e no Complexo das Comissões.