Luis Carlos Paes disse que PCdoB sonda candidatura própria a prefeito de Fortaleza. Foto: Divulgação.

O Partido Comunista do Brasil, o PCdoB, apesar de ser uma das legendas com maior vigência no Pais, ainda tem poucos representantes no Ceará. Se preparando para o centenário da agremiação, a sigla no Estado pretende lançar até 20 candidaturas a prefeito no pleito deste ano. No entanto, de acordo com o presidente estadual do grêmio, Luis Carlos Paes, a intenção é eleger até dez postulantes.

O vice-presidente nacional do partido, Walter Sorrentino, participou de evento em Fortaleza, na noite desta quinta-feira (23), onde discutiu os rumos que o partido terá nas próximas eleições. O dirigente veio participar das ações do chamado #Movimento65, que segundo os comunistas, visa “construir um movimento eleitoral e cívico amplo, de caráter frentista, um lugar para os lutadores e lutadoras das causas da classe trabalhadora e do povo, intelectuais e agentes culturais progressistas, líderes da sociedade civil”.

Atualmente, o PCdoB comanda as prefeituras dos municípios de São Benedito, Ipu, Graça, Mucambo, São Luís do Curu e Jardim. A meta do partido para este ano é aumentar essa quantidade de prefeitos para dez, o que não será tarefa fácil, visto que outras legendas tendem a se fortalecer cada vez mais com o lançamento de candidaturas majoritárias.

Em Fortaleza, como em todo o Interior, o partido defende uma frente ampla de legendas do chamado campo democrático. O PCdoB tende a apoiar a candidatura que será indicada pelo grupo político liderado no Ceará pelos irmãos Ciro e Cid Gomes. No entanto, de acordo com Paes, o partido discute a possibilidade de lançar um pré-candidato na Capital cearense.

Ainda de acordo com ele, o #Movimento65 tem o objetivo de discutir os problemas da cidade e incorporar novas lideranças na legenda, tendo em vista a disputa municipal deste ano. O partido quer também eleger três vereadores para a Câmara Municipal de Fortaleza.

Augusta Brito X Carlos Felipe

No fim do ano passado, o comportamento do deputado estadual Carlos Felipe, do PCdoB, deixou a base governista de Camilo Santana intrigada. Durante votação da Reforma da Previdência de Camilo Santana, o parlamentar atuou a todo momento de forma contrária à matéria. Ao Blog do Edison Silva, Felipe disse que iria trabalhar de forma independente na Assembleia Legislativa, a partir dali.

Já deputada estadual Augusta Brito, também do PCdoB, votou favorável à proposta do Governo de Reforma da Previdência, o que vai de encontro ao que defende o partido. No entanto, de acordo com Luis Carlos Paes, os dois estão engajados no projeto da legenda em suas regiões e também em Fortaleza.