Algumas candidaturas a prefeito já são dadas como certas. Outras aguardam fatores externos. Foto: Blog do Edison Silva.

Faltando menos de nove meses para as eleições municipais de 2020, deputados estaduais já se movimentam em suas bases eleitorais com o intuito de viabilizarem suas candidaturas para o pleito deste ano, que acontecerá no dia 04 de outubro. Pelo menos 20 parlamentares buscam apoio naqueles municípios nos quais querem disputar cargo de prefeito. No entanto, no decorrer dos meses, nem todos se sairão vitoriosos em seu intento.

Em Fortaleza, por exemplo, município com maior eleitorado do Estado, ao menos quatro deputados podem se viabilizar como candidato a prefeito. Renato Roseno, como o Blog do Edison Silva adiantou, deve ser o postulante do PSOL. Heitor Férrer (SD) também está viabilizando sua candidatura, inclusive, em busca de apoio financeiro da legenda, bem como apoio de outras agremiações.

Apesar de já ter afirmado que não disputaria a prefeitura de Fortaleza pelo PSL, um eventual registro do Aliança pelo Brasil, partido que o presidente Jair Bolsonaro quer criar, poderia viabilizar uma candidatura de André Fernandes. Deputados da Assembleia Legislativa também dão como certa a candidatura do presidente da Casa, Dr. Sarto (PDT), como o candidato da base governista.

Na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), os deputados Julio César Filho (Cidadania) e Fernanda Pessoa (PSDB) podem se enfrentar no município de Maracanaú. Conforme informações dos bastidores da política local, Pessoa pode ser a candidata ao pleito deste ano. Seu nome não sendo viabilizado, o pai, deputado federal Roberto Pessoa, pode tentar retornar à Prefeitura daquela cidade.

No município de Caucaia, o deputado Vitor Valim, do PROS, tentará, pela primeira vez, uma disputa majoritária. Já em Aquiraz, o deputado Bruno Gonçalves (PL) também tentará a Prefeitura daquele Município. Nezinho Farias (PDT) tentará emplacar a esposa, Jô Farias, em Horizonte. Caso isso não dê certo, ele poderá tentar voltar à administração da cidade.

Nome forte

Apesar do deputado federal José Nobre Guimarães (PT) ter sinalizado a possibilidade de a ex-deputada Mírian Sobreira disputar a prefeitura de Iguatu pela legenda petista, seu filho, o deputado Marcos Sobreira, do PDT, também pode ser o candidato de seu grupo político. Também em Iguatu, Agenor Neto (MDB) é o nome mais forte da legenda para tentar retornar à prefeitura do Município.

Fernando Santana (PT) já negou a possibilidade de disputar em Juazeiro do Norte, mesmo com pedido feito pelas lideranças locais do partido. No entanto, uma eventual candidatura do petista dependerá da situação política do atual prefeito, Arnon Bezerra, do PTB. Nelinho (PSDB) já afirmou ao Blog do Edison Silva que irá disputar a prefeitura de Juazeiro.

Interior

Deputado Jeová Mota (PDT) deve tentar candidatura em Tamboril, enquanto que Patrícia Aguiar (PSD) tentará voltar para a prefeitura de Tauá. Derrotado nas eleições de 2016 por ser mais novo que seu adversário, o deputado Nizo Costa (PSB) deve disputar, mais uma vez, a candidatura de Cariús.

Apesar de não disputarem o pleito deste ano, os deputados Leonardo Araújo (MDB) e Carlos Felipe (PCdoB) tendem a apoiar suas esposas. Aliás, todos os 46 parlamentares da Casa apoiarão um familiar ou um correligionário em suas respectivas cidades.