Presidente José Sarto reunido com membros da Mesa Diretora da Assembleia do Ceará. Foto: ALECE.

Faltando menos de uma semana para o retorno das atividades legislativas na Assembleia do Ceará, deputados estaduais ainda se encontram aproveitando o momento de férias. Outros, esses mais preocupados com o pleito de 2020, seguem atuando em suas bases eleitorais. Ao Blog do Edison Silva, alguns deles destacaram as principais expectativas da primeira eleição municipal com diversas alterações aprovadas, o que pode influenciar, inclusive, no funcionamento da Casa.

O petista Acrísio Sena acredita que as disputas municipais devem tomar conta de toda a discussão no Estado, o que impactará também os rumos do debate político na Assembleia Legislativa. As perspectivas de novas filiações – como a da ex-deputada Mirian Sobreira no PT e de Agenor Neto no PSB – também gerarão discussões no Plenário 13 de Maio.

Além da pauta eleitoral, Sena acredita que o debate nacional deva continuar a refletir embates na Casa, como as propostas de reformas do Governo Federal. Como presidente da comissão do Meio Ambiente, o petista destaca como metas a discussão sobre a proteção animal, seminários sobre desertificação e semana de proteção aos manguezais.

“As eleições farão com que os deputados possam se desdobrar em suas regiões para influenciar nos debates locais. As eleições municipais são apenas o primeiro tempo do que teremos em 2022”(Acrísio Sena)

Walter Cavalcante garantiu que MDB permanecerá na base de apoio de Camilo Santana. Foto: ALECE.

Walter Cavalcante (MDB) destacou que seu partido permanecerá fazendo parte da base de apoio do governador Camilo Santana, buscando melhorar os projetos que chegam à Casa. “Nosso objetivo é trabalhar para que os projetos interessantes para o Ceará venham a ser votados e aprovados o mais rápido possível”, disse.

Líder do Progressistas na Assembleia, Apóstolo Luis Henrique afirmou que os membros do partido continuarão “prezando pela família, infância e valores cristãos”. Ele ressaltou, ainda, que a bancada deverá apresentar, em conjunto, pautas ligadas à área da Saúde.

De acordo com ele, o clima na Casa estará voltado para as eleições municipais, porém, ele destacou que questões relevantes para a sociedade não podem ficar em segundo plano no momento de se fazer uso da tribuna do Plenário 13 de Maio. “Continuaremos levando temas urgentes, defendendo o que é correto, e manifestando oposição a tudo o que é contrário ao bem-estar do nosso povo, venha de onde vier”.

Renato Roseno diz que manterá oposição ao Governo Camilo. Foto: Reprodução.

O socialista Renato Roseno (PSOL) destacou como metas para 2020 fortalecer um polo de resistência antifascista no Brasil, assim como consolidar o PSOL como uma alternativa à esquerda para o país.

“Precisamos responder à altura do desafio histórico. Nossa oposição programática ao governo Camilo Santana se inscreve nessa dimensão. O Governo Camilo repete erros de governos de ampla coalizão. Repete uma cultura política antiga e uma agenda tradicional”, apontou.

Roseno disse, ainda, que o partido pretende crescer, e para isso apresentará o maior número possível de candidatos em 2020.

“As eleições atravessam necessariamente a vida parlamentar. A Assembleia é uma Casa de regionalidades. Por mais alinhados ao Governo que estejam, os deputados da base serão demandados por suas dinâmicas regionais. Por isso, será necessário uma agenda de prioridades”(Renato Roseno)

Líder do Democratas (DEM) na Assembleia, o deputado João Jaime avalia que 2020 será um ano de muitas realizações por parte do governador Camilo Santana, que já havia intensificado suas atividades no Executivo em 2019.

João Jaime aposta no crescimento econômico do Brasil e do Ceará. Foto: ALECE.

“Parecia até um ano de eleição. O que a gente viu foi uma quantidade grande de obras inauguradas e sendo iniciadas, muitas delas feitas diretamente pelo governador. São muitas obras, e se ele fosse ter que inaugurar todas, não teria como trabalhar. Iria só inaugurar obras”, avaliou.

O parlamentar também acredita que o País deva crescer mais em 2020, principalmente, por conta das reformas que foram realizadas. A Reforma da Previdência do Estado, por exemplo, é apontada por ele como algo que vai melhorar a vida dos cidadãos cearenses.

“As pessoas vão sentir uma melhoria, e o mais importante, é que isso acontece com taxas de juros mais baixos da história do Brasil. E tudo isso está acontecendo no momento em que o crescimento é feito pela iniciativa privada. Atualmente, o estrangeiro não está investindo no Brasil, mas estou muito otimista com 2020” – (João Jaime)

Carlos Felipe deve atuar de forma independente na Casa, em 2020. Foto: ALECE.

O deputado Carlos Felipe (PCdoB) tende, pelo menos a priori, se manter atuando de forma independente na Casa, o que ocorreu no fim do ano passado diante a votação da Reforma da Previdência do governador Camilo Santana. De acordo com o parlamentar, em 2019 houve aumento da intolerância no Brasil e no Estado, assim como estímulo de práticas autoritárias.

Cultura rasa

O parlamentar avalia que 2019 ocorreram embates na Casa sem profundidade, onde os parlamentares, em sua avaliação, vem reproduzindo discursos e práticas generalizadas de redes sociais. “É a famosa cultura rasa”. Para ele, o plenário esvaziado do primeiro ano da atual legislatura deve se acentuar durante 2020, principalmente no período eleitoral.

No Progressistas, Bruno Pedrosa avalia que há uma tendência de apoio a lideranças municipais com tino para gestão e entrega de resultados. Com isso, ele acredita que o pleito municipal deve dar o norte das disputas para uso da tribuna do Plenário 13 de Maio.

Bruno Pedrosa acredita que pautas pela melhoria da Segurança Pública devem ser mantidas na Casa. Foto: ALECE.

Crescimento 

De acordo com Bruno, a reformulação que o governador Camilo Santana vem realizando na saúde pública é um tema que deve estar na ordem do dia dos debates da Casa.

O parlamentar cita como pautas a serem colocadas no debate do plenário a implantação do RAIO (Ronda de Ações Intensivas e Ostensivas) nos municípios com 30 mil habitantes, além da manutenção da política no sistema penitenciário e a criação de novas oportunidades de negócios, com um ambiente propício à geração de riqueza e oportunidades nas áreas em que o Estado tem potencial de crescimento econômico.

“Quando o deputado é de situação nos municípios, fica mais fácil a realização de projetos, e parceria dos entes federados, facilitando assim, a criação de uma frente de desenvolvimento municipal e regional. Logo, as eleições são importantes neste sentido. Ser oposição aos gestores municipais, dificulta ao deputado estadual trabalhar pelo população do município, o que não necessariamente, impede” – (Bruno Pedrosa)

E+

O retorno das atividades parlamentares na Assembleia Legislativa acontecerá no dia 03 de fevereiro, no período da manhã. Há expectativa da presença do governador Camilo Santana, que deve entregar a mensagem anual do governo à Casa Legislativa.