Ciro Gomes e Edson Silva foram os protagonistas da disputa mais acirrada pela Prefeitura de Fortaleza, na eleição de 1998. Foto: montagem/Blog do Edison Silva.

Em apenas duas eleições municipais, em Fortaleza, desde quando os eleitores das capitais brasileiras voltaram a eleger os seus próprios prefeitos, não aconteceram as disputas nos níveis conhecidos em pleitos recentes na Capital cearense. A primeira delas foi em 1992, quando Juraci Magalhães, no exercício do cargo, elegeu Antônio Cambraia, então secretário de Finanças, um personagem até aquele momento desconhecido do universo político local. Cambraia derrotou Assis Machado, candidato do Governo do Estado, exercido por Ciro Gomes, no auge da força política do hoje senador Tasso Jeressati. Machado teve menos da metade dos votos de Antônio Cambraia.

A segunda eleição mais fácil, mais até que a vitória de Cambraia sobre Machado, foi a de Juraci Magalhães sobre Inácio Arruda em 1996. Juraci teve três vezes mais votos que Inácio, o segundo colocado, deixando num distante terceiro lugar, Socorro França, candidata do então governador Tasso Jereissati, no exercício do seu segundo mandato. Todas as demais eleições, de 1985, até a última, em 2016, foram realmente bem disputadas, como também será a próxima, em outubro deste ano. A primeira dessas eleições, inaugurando o novo período de disputa nas capitais, tolhidas desde 1964, quando foi instalado o regime militar, foi sem dúvida a mais impactante.

Em 1985 Maria Luíza Fontenele venceu Paes de Andrade, até então dado como eleito pelas pesquisas de três dias antes da votação, daí a razão do impacto. No mesmo pleito saíram derrotados dois ex-prefeitos de Fortaleza, indicados pelos militares: Lúcio Alcântara e Evandro Ayres de Moura, esse o vice de Lúcio. Mas em termos de diferença de votos, foi mais acirrada a disputa entre Ciro Gomes e Edson Silva, em 1988. Ciro, candidato de Tasso Jereisssati, como governador, foi eleito com uma diferença de apenas 5.317 sufrágios. Nove candidatos a prefeito estavam na disputa. Juraci Magalhães era o vice de Ciro, com quem rompeu logo depois de ele renunciar o cargo para ser o candidato de Tasso à sua própria sucessão.

A partir do ano 2000, com o prestigio de Inácio Arruda em alta, e o surgimento de Moroni Torgan e Luizianne Lins nas disputas pela Prefeitura de Fortaleza, as eleições municipais assumiram novos ares. Naquele ano, Juraci venceu Inácio Arruda, no segundo turno. Em 2004 os protagonistas do segundo turno foram Moroni e Luizianne; esta chegou em segundo lugar no primeiro turno e acabou ganhando a eleição. Em 2008, apoiada pelo governador Cid Gomes, Luizianne venceu novamente Moroni, mas desta vez já no primeiro turno.

Em 2012, o vencedor foi Roberto Cláudio. Elmano de Freitas, candidato de Luizianne, chegou no primeiro turno da disputa à frente de Roberto Cláudio. Em 2016, Roberto Cláudio disputou o segundo turno com o Capitão Wagner. E neste ano, com a previsão de disputa no mesmo nível das últimas disputas, sem dúvida o segundo turno será entre o candidato do prefeito, e um oposicionista que tanto pode ser o próprio Capitão Wagner, quanto a ex-prefeita Luizianne Lins.

Detalhe: O hoje vice-prefeito de Fortaleza, Moroni Torgan, mesmo sempre liderando as pesquisas eleitorais, perdeu quatro eleições para prefeito (2000, 2004, 2008 e 2012). Em situação não tão igual, pois não liderava as pesquisas, Inácio Arruda, tal qual Moroni, também disputou um segundo turno e perdeu quatro eleições para a Prefeitura de Fortaleza (1996, 2000, 2004 e 2012).