A intenção é fortalecer a dinâmica de discussão sobre investimentos públicos e privados. Foto: ALECE.

A Comissão Especial de Desenvolvimento das Regiões de Planejamento do Ceará da Assembleia Legislativa, pretende, em 2020, ouvir lideranças e suas propostas para a redução das desigualdades regionais.

A intenção é fortalecer essa dinâmica de discussão sobre investimentos públicos e privados, bem como o debate de propostas de legislação que venham favorecer o desenvolvimento de cadeias produtivas e das possíveis novas vocações a serem estimuladas regionalmente.

“A comissão deve finalizar os trabalhos apresentando um documento à sociedade cearense com proposições da Assembleia Legislativa, para que o Estado possa ter um modelo de desenvolvimento mais equilibrado”, destaca o presidente do colegiado, o deputado Salmito Filho (PDT).

Para ele, dessa forma, será possível “continuar avançando na redução da pobreza, colocando o Ceará em um novo patamar econômico sustentável”. O colegiado, criado com o objetivo de debater a construção de uma agenda propositiva, conseguiu pautar na Casa, em 2019, a questão do planejamento regional e a necessidade de avanços.

“A comissão reforça a necessidade da definição de políticas que estimulem o desenvolvimento econômico, as vocações produtivas de cada região e soluções para o semiárido, que é quem mais sofre com as estiagens”, assinala Salmito. Ainda segundo o parlamentar, foi desenvolvido um plano de trabalho dando ênfase a duas importantes ações.

Uma delas foi a elaboração de diagnóstico sobre os diversos tipos de organização administrativa em vigor no Estado, especialmente a organização regional utilizada pelo Governo do Estado, conforme cada secretaria setorial.

Outro fator destacado pelo deputado foi o fortalecimento de parcerias com instituições que podem servir de referência para a discussão da questão regional, como a Plataforma Ceará 2050 ou o Observatório da Indústria, ligado à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).

Salmito salienta que, no início, o colegiado teve a oportunidade de ouvir os técnicos do Instituto de Planejamento do Estado do Ceará (Ipece), apresentando modelo de organização regional adotado pelo Ceará, o que contribuiu para a elaboração de cartilha focando em questões centrais para a regionalização administrativa no Estado.

Com informações da Ascom/ALECE.