O presidente do colegiado é o deputado Nizo Costa (PSB). Foto: ALECE.

O presidente da Comissão de Indústria, Comércio, Turismo e Serviços da Assembleia Legislativa (CICTS), deputado Nizo Costa (PSB), reconhece o trabalho do governo do estado em prol do turismo cearense. “O Ceará é o que mais investe recursos públicos em infraestrutura e mobilidade urbana”, destacou o parlamentar, ao fazer um balanço das atividades do colegiado.

Ao todo foram 18 reuniões, sendo 10 ordinárias e oito extraordinárias conjuntas, além de três audiências públicas no ano de 2019. Uma das audiências foi destinada a debater o relatório sobre a Pesquisa de Impacto do Turismo de Eventos na Economia do Estado.

Um estudo realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio/CE), Universidade de Fortaleza (Unifor) e Visite Ceará, objetivou produzir uma análise sobre o impacto econômico dos eventos em Fortaleza por meio do gasto per capita, além de analisar os serviços turísticos e de infraestrutura.

Audiências Públicas

A situação do polo calçadista do Cariri, quando foram apontadas medidas para diminuir a crise e impulsionar o setor, responsável por geração de emprego e renda na região, também foi tema de debate pelo colegiado, audiência realizada em conjunto com a Comissão de Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca (CDRRHMP).

A CICTS também discutiu o processo de privatização da Lubrificantes e Derivados de Petróleo no Nordeste (Petrobras – Lubnor). A empresa, instalada no Porto do Mucuripe, ocupa uma área total de 218 mil m², é uma das líderes nacionais em produção de asfalto e é a única no País a produzir lubrificantes naftênicos, usados no isolante térmico de transformadores de alta voltagem, entre outras utilizações na indústria.

Além de Nizo Costa, fazem parte da Comissão de Turismo os deputados: Sérgio Aguiar (PDT), Moisés Braz (PT), Júlio César Filho (Cidadania) e Jeová Mota (PDT). A comissão tem como suplentes os deputados Marcos Sobreira (PDT), Augusta Brito (PCdoB), Elmano Freitas (PT), Bruno Pedrosa (PP) e Walter Cavalcante (MDB).

Com informações do site da Assembleia Legislativa.