Opositores do Governo Municipal, vereadores Guilherme Sampaio (à esquerda) e Sargento Reginauro (direta) estarão em lados opostos nas eleições. Foto: CMFor.

2020 será um ano difícil para a bancada de oposição na Câmara Municipal de Fortaleza. Principais opositores à gestão do prefeito Roberto Cláudio, vereadores do PT e PROS estarão em trincheiras opostas, principalmente, durante o período eleitoral. Com isso, a bancada oposicionista, já reduzida, ficará dividida.

No ano passado, com a saída da vereadora Larissa Gaspar do extinto PPL, e ingresso no PT, a oposição comemorou o incremente de mais um nome em seu grupo. No entanto, Plácido Filho, do PSDB, vem atuando desde 2019 como membro da base governista.

De acordo com o vereador Sargento Reginauro (sem partido), 2020 “vai ser um ano complicado” para a reduzida oposição. “Nessa busca pela eleição majoritária à prefeitura, como o PT pretende lançar candidato e o PROS também, nossa relação tende a ficar estremecida”, afirmou.

Segundo ele, vereadores do PT já estariam tentando fazer críticas ao deputado federal Capitão Wagner, pré-candidato pelo PROS a prefeito de Fortaleza, e líder do grupo político do qual Reginauro faz parte.

“Eles fazem isso como estratégia pré-eleitoral. A gente vai continuar votando em bloco contra algumas coisas da gestão, mas tenho meu receio quanto a essa proximidade entre PT e PDT. Nós temos boa relação com os vereadores petistas, mas essas questões eleitorais podem acabar dificultando nosso trabalho neste sentido”.

Para Larissa Gaspar, a oposição na Câmara tem visões e projetos de cidade diferentes, e isso faz com que não haja unidade na bancada em todas as pautas propostas. “Parte da oposição defendeu a candidatura de Bolsonaro, enquanto outra parte defendeu um projeto de nação para o povo e com o povo. O que não impede a convergência no que se refere às críticas à gestão municipal, quando esta se afasta dos interesses do povo”, apontou.

Márcio Martins (PROS) também concordou com os demais colegas. Segundo informou, a dificuldade de alinhamento com os vereadores do PT se dá muito pelas questões nacionais. “O PT tem uma missão muito difícil de conseguir separar as coisas da maneira mais sensata, inteligente e coerente. Não é tarefa fácil para os petistas”, afirmou.

Martins disse ainda que seu grupo político é oposição declarada em todos os instantes às ideias que são contrárias à cidade, “não à pessoa do prefeito”. O vereador Guilherme Sampaio (PT), por sua vez, afirmou que em 2020 deve focar não somente em análise crítica, mas também em apresentar alternativas para a cidade.

Para Ronivaldo Maia, o PT sempre foi oposição ao prefeito Roberto Cláudio, desde o primeiro mandato do pedetista. Ele destacou, inclusive, que todas as resoluções das instâncias do partido reafirmam e reforçam essa posição política.

“Embora o PROS também seja oposição ao atual prefeito, e na maioria das vezes estamos juntos na fiscalização e nas denúncias contra Roberto Cláudio, temos divergências ideológicas e políticas com a bancada ligada ao Capitão Wagner. É bom lembrar que eles são da base do Bolsonaro”, disse o petista.

Atual oposição na Câmara de Fortaleza:

PT

Guilherme Sampaio

Larissa Gaspar

Ronivaldo Maia

PROS

Julierme Sena

Márcio Martins

Sem partido

Sargento Reginauro