Dos poucos deputados estaduais cearenses que tiveram boa atuação na legislatura iniciada em fevereiro de 2019, três eram vereadores de Fortaleza: Acrísio Sena, Salmito Filho e Soldado Noelio (os dois primeiros chegaram a ser presidente da Câmara Municipal). Outros integrantes da Assembleia Legislativa, também com atuação destacada, sendo estreantes no Legislativo cearense: Fernando Santana, Queiroz Filho e Romeu Aldigueri, confirmam a tese da necessidade de oxigenação da política cearense, tão carente de gente com mentalidade nova. Eles não conseguiram mudar muito, mas fizeram diferente.

As principais lideranças políticas cearenses não investiram o necessário para ampliar, qualitativamente, os quadros políticos nas esferas municipais, estadual e federal. E mais: não persistiram com aqueles poucos que influenciaram a ter mandatos eletivos. Ex-governador Virgílio Távora, por certo, foi o maior incentivador da renovação política, tanto quanto foi no campo da administração pública, principalmente no seu primeiro governo. Hoje, praticamente, nada existe da chama lançada por Virgílio.

Ex-governador Tasso Jereissati, produziu bem menos que Virgílio, na parte da renovação política. Sobrou o Ciro Gomes, eleito pela força política de Tasso, prefeito de Fortaleza e governador do Ceará, num curtíssimo espaço de tempo, pois Ciro sequer chegou a concluir o mandato de prefeito e já foi eleito governador do Estado. Agora, depois da ascensão do irmão, Cid Gomes, o Ceará tem visto nascer bons nomes para a política estadual, destacando-se Camilo Santana e Roberto Cláudio, para citarmos apenas os novos quadros levados aos executivos.

Como em outras eleições municipais, a deste ano, por conta do fim das coligações partidárias e a necessidade de os partidos lançarem o maior número de candidatos possíveis, espera-se que venham a revelar novos quadros. As mulheres, os filhos, os netos, quando eleitos pelos que ainda teimam em fazer a política dos moldes de outrora, por mais novos em idade que sejam, podem não servir à renovação reclamada pelos tempos modernos.

Todos os dirigentes partidários, neste momento que antecede a escolha dos candidatos, poderiam assumir o compromisso, consigo e com o Município de sua atuação, de selecionar os melhores nomes para representarem suas agremiações e, em sendo eleitos, tenham a responsabilidade de contribuir para o engrandecimento da Nação. Além dos ex-vereadores que já citamos, na Assembleia Legislativa cearense, outros ex-vereadores de Fortaleza, como Heitor Férrer, Tim Gomes, Walter Cavalcante, e o atual presidente do Poder Legislativo do Estado, José Sarto, também têm suas parcelas de contribuição.