Desabamento do Edifício Andrea ocorreu no último dia 15 de outubro. Foto: Ronaldo Gusmão/CBMCE

Em respeito às vítimas do desabamento do Edíficio Andrea, tramita na Câmara Municipal de Fortaleza um Projeto de Indicação que propõe a desapropriação do terreno pela Prefeitura de Fortaleza, para que sejam construídos no espaço uma Praça e um Memorial.

Autor da proposta, o vereador Evaldo Lima (PCdoB) argumenta que esta é uma forma do poder público preservar a memória e também constituir um alerta permanente contra a negligência com as normas de segurança que devem ser obedecidas na construção de prédios, “para que tragédias assim não mais se repitam”.

Vereador Evaldo Lima é o autor do projeto de indicação. Foto: Érika Fonseca.

“É importante destacar que a tragédia do Edifício Andrea já provocou várias manifestações de apoio e solidariedade aos familiares das vítimas, como a iniciativa do grafiteiro Edinardo Lucas que, à frente do Coletivo Lápis de Lata, e coma participação de dois amigos, desenharam flores, aves e um bombeiro com asas, e mais os nomes das pessoas que perderam a vida, nas paredes dos muros próximos ao local do desabamento e onde será construída a Praça”, justifica o parlamentar no texto do projeto.

Ajuda aos antigos proprietários

O documento destaca ainda que o valor investido pelo Executivo para desapropriar o terreno deverá ser dividido entre os antigos proprietários dos apartamentos. O Projeto de Indicação está atualmente nas Comissões Técnicas do Parlamento Municipal.

Localizado no bairro Dionísio Torres, o Edifício Andrea desabou no dia 15 de outubro deste ano, deixando nove pessoas mortas e sete feridas.