O conselheiro Valdomiro Távora já foi presidente do TCE. Foto: Atricon.

Os sete conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Ceará elegem, nesta terça-feira (10), os novos dirigentes daquela Corte de Contas, no caso, o Presidente, o Vice-presidente, e o Corregedor para o biênio 2020-2021. Até domingo (08), a maioria estava fechada com o nome do conselheiro Valdomiro Távora (José Valdomiro Távora de Castro Júnior), para ser o presidente, tendo como vice-presidente, Edilberto Pontes, o atual presidente, e como corregedora a conselheira Patrícia Saboya. O atual vice-presidente, Rholden Botelho de Queiroz, pode concorrer ao cargo de presidente, mas estão sendo desenvolvidas algumas conversações na busca do consenso.

Com Valdomiro, segundo dados das últimas horas, estão o atual presidente, Edilberto Pontes; além dos conselheiros Patrícia Saboya e Ernesto Saboia. Os três outros conselheiros são: Rholden Botelho, Alexandre Figueiredo e Soraia Victor.

Só estes sete têm direito a voto na escolha dos novos dirigentes da Corte, embora os auditores sejam denominados de conselheiros substitutos. Os conselheiros em disponibilidade, aqueles que integravam o extinto Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), também estão de fora.

A propósito, dos sete conselheiros do TCM, somente quatro realmente ainda figuram como em disponibilidade (Pedro Ângelo, Manoel Veras, Marcelo Feitosa e Domingos Filho), pois Chico Aguiar já conseguiu sua aposentadoria, Hélio Parente renunciou ao cargo, e Ernesto Saboia, hoje no TCE, havia renunciado ao cargo antigo (do TCM) e foi novamente indicado conselheiro pela Assembleia Legislativa.

De acordo com o Artigo 9º do Regimento Interno e Artigo 77 da Lei Orgânica do TCE/Ceará, a eleição ocorre na segunda sessão ordinária do mês de dezembro. Podem votar para os cargos de Presidente, Vice-Presidente e Corregedor os sete conselheiros, obedecendo a ordem de antiguidade. Para Ouvidor concorrem ao cargo, além dos conselheiros titulares, os cinco conselheiros substitutos (auditores), em observância ao Artigo 3º Resolução Administrativa 03/2014. Após a votação, que é secreta, é feito o anúncio dos eleitos para o biênio 2020-2021.