Vereadores da Comissão Especial se reuniram na manhã desta terça-feira (10). Foto: CMFor

A Comissão Especial de Apreciação de Emendas que Alterem o Plano Diretor se reuniu, na manhã desta terça-feira (10) para analisar emendas que receberam os projetos de Lei Complementar que modificam as denominações de algumas áreas da cidade de Fortaleza. Na ocasião, foi aprovada a emenda aditiva que acrescenta as ruas Passeio dos Cajueiros, Heribaldo Costa e Rua Sul à Zona de Requalificação Urbana (ZRU) por motivo de “receberem um volume considerável de tráfego”.

Também foi aprovada a emenda aditiva que transforma parte da Zona de Recuperação Ambiental da Lagoa do Mondubim (ZRA), no cruzamento da Rua Santa Marlúcia com rua sem denominação oficial, que margeia o Lado Oeste da Lagoa, em Zona de Requalificação Urbana (ZRU 2). As duas emendas são de autoria do vereador Emanuel Acrízio (PRP).

Ainda, a emenda aditiva, de autoria do John Monteiro (PDT), ao Projeto de Lei Complementar nº 35/2019, de autoria do Benigno Júnior (PSD), foi aprovada e permite a inclusão de novas atividades e classes à Zonas Especiais de Dinamização Urbanística e Socioeconômica (ZEDUS) no Anexo 5º da Lei Complementar originária nº 236/2017, apenas por meio de outra Lei Complementar.

Em seu pronunciamento, o vereador Dr. Porto (PRTB) destacou a importância da participação da sociedade na construção de um Plano Diretor, que venha a melhorar a vida do cidadão de Fortaleza. “Participamos do Seminário e lá o prefeito fez um discurso muito bonito sobre as dificuldades que se têm com a cidade, afirmando que um Plano Diretor que queira melhorar a vida do cidadão precisa olhar primeiro para o problema da desigualdade social”, disse.

O parlamentar também repercutiu a entrega de 618 novos papéis da casa no Pirambu, realizada no último sábado, 7. A iniciativa, que garantiu a posse integral e definitiva das moradias às famílias, faz parte da maior intervenção de Regularização Fundiária de Fortaleza. Com essa entrega, serão 13.580 moradias regularizadas, sendo 3.141 somente no Pirambu.