Secretário nacional de promoção e defesa dos direitos da pessoa idosa, Antonio Costa. Foto: MMFDH.

Mais 59 unidades do Programa Viver – Envelhecimento Ativo e Saudável (PVEAS) serão inauguradas em 2020, em vários estados do Brasil, concluindo a meta planejada para as adesões ao programa em seu primeiro ano de vigência, 2019. A iniciativa é do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI).

“Nossa meta para o ano de 2020 é ampliar para todos os estados brasileiros de forma que tenham municípios pilotos atuantes com o Programa Viver. A meta proposta pela Secretaria foi atingida neste ano de 2019, sendo que o PVEAS teve adesão aceita em 101 municípios”, explicou o titular da pasta, Antonio Costa.

Entre os objetivos do programa estão: a inclusão digital e social da Pessoa Idosa, possibilitando sua participação em atividades de saúde, tecnologia digital, educação e mobilidade física, o que contribuirá para a melhoria da qualidade de vida. O programa também visa contribuir para a promoção do direito ao envelhecimento ativo e saudável, por meio das diretrizes dispostas na Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003 – Estatuto do Idoso – e na Lei nº 8.842, de 4 de janeiro de 1994.

Já foram inauguradas as unidades de Brasília/DF, Betim/MG, Formiga/MG, Balneário/SC, Parnamirim/RN, Fortaleza/CE, Curitiba/PR, Feira de Santana/BA, Boa Vista/RO, Senador Guiomard/AC, Pato Branco/PR, Santos/SP, Campo dos Goytacazes/RJ, Porto Velho/RO, Piripiri/PI, Taquara/RS, Macapá/AP, João Pessoa/PB, Palmas/TO, Passos/MG , Piumhi/MG e Itapecerica/MG.

Acesse este link e obtenha mais informações para solicitar adesão ao Programa Viver.

Fonte: Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.