Procurador-geral da República, Augusto Aras, no plenário do Supremo Tribunal Federal, entre ministros daquela Corte. Foto: Leonardo Prado/Secom/PGR

O procurador-geral da República, Augusto Aras, ressaltou a importância da independência dos Poderes da República durante a sessão de encerramento do ano judiciário no Supremo Tribunal Federal (STF).

“Esta é a última trincheira da democracia, da boa política, é a última trincheira na construção de um Estado moderno e estruturado, tendo como base instituições fortes e estáveis. É com base nessa estabilidade que precisamos, de alguma forma, reconstituir ou fundar um Estado estruturado em instituições que não se submetam a governos, bons ou maus, mas que funcionem todo o tempo, como deve ser o Estado brasileiro: com Poderes, instituições e órgãos independentes”.

Aras disse que essa independência não quer dizer falta de harmonia, mas que as instituições, especialmente o STF e a PGR, catalizem paz e harmonia sociais, observando os princípios e valores da Constituição.

Do site da PGR