Encontro de representantes dos policiais militares, com agentes do governo e deputados estaduais na sede da Procuradoria Geral de Justiça. Foto: MP/CE.

O procurador-geral de Justiça do Ceará, Plácido Rios, reuniu-se, nesta terça-feira (17), em seu gabinete, com o secretário-chefe da Casa Civil, Élcio Batista; além de representantes de associações de classes militares e parlamentares para tratar de pautas de interesse da categoria da Segurança Pública do Estado.

Durante o encontro, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) atuou como mediador no diálogo entre o Poder Executivo e as lideranças de órgãos classistas, conforme deliberado em reunião anterior, ocorrida na última quinta-feira (12).

Para o procurador-geral de Justiça do Ceará, o diálogo foi frutífero, pois o Poder Executivo assumiu o compromisso de, após receber informações dos órgãos técnicos do Governo quanto à estrutura fiscal e orçamentária do Estado, apresentar e encaminhar à Assembleia Legislativa uma proposta de reajuste para os policiais militares, dando ciência à classe.

“Foi um passo muito grande e eu parabenizo os representantes das entidades de classe pelo equilíbrio e pela forma altiva como as demandas dos policiais militares foram tratadas. Importante também o Governo do Estado ter estado presente debatendo de forma aberta e transparente as questões postas em discussão “, avaliou Plácido Rios.

Estiveram no encontro: o assessor de Desenvolvimento Institucional, promotor de Justiça Régio Vasconcelos; o coronel Jano Emanuel Marinho, coordenador da unidade militar do MP/CE; o deputado estadual Soldado Noélio; o sargento Clébio Eliziano Queiroz, presidente executivo do Fórum Unificado das Associações de Militares Estaduais do Estado do Ceará (FUASMECE) e presidente da Associação das Praças Militares do Estado do Ceará (Aspra); o assessor jurídico da Aspra, Filipe D’Ávila; o presidente da Associação dos Oficiais da Polícia Militar do Ceará (ASSOF), tenente Pedro Henrique de Sousa Moura; o assessor jurídico da ASSOF, Alexandre Timbó; o vice-presidente da ASSOF, tenente-coronel Homero Catunda; o vereador sargento Reginauro Sousa Nascimento, presidente da Associação dos Profissionais de Segurança (APS); o assessor jurídico da APS, Oswaldo Flabio Araújo; o juiz Ricardo Alexandre, representando a presidência do Tribunal de Justiça; o deputado estadual Renato Roseno; a representante da Associação das Esposas dos Praças Militares, Antônia Aureuni de Carvalho; bem como Antônio Marcos de Sousa, Germano Monte Palácio e Manuela Barroso, respectivamente diretor, assessor jurídico e assessora de Comunicação da Associação de Praças da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (ASPRAMECE), representando a presidência da Associação.

Fonte: Ascom MP/CE.