José Nobre Guimarães defendeu fortalecimento do partido e destacou momento atual da legenda. Foto: Divulgação

A mensagem mais proferida durante o evento de posse dos presidentes dos diretórios municipais do PT do Ceará, na sexta-feira (13) foi a de unidade da legenda e retorno da proximidade com os movimentos sociais. De acordo com as principais lideranças do partido, ainda que tenham passado por momentos de dificuldade, a militância precisa estar unidade para enfrentar as eleições de 2020 em todo o Estado.

Todos os presentes também apostaram em uma possível candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2020. Atualmente, o líder político está impossibilitado de disputar uma eleição, uma vez que foi penalizado na chamada “Lei do Ficha Limpa”.

Para José Nobre Guimarães, o presidente estadual, Conin, e o presidente do PT de Fortaleza, Guilherme Sampaio, precisam “pacificar o PT”. “Se tem uma coisa que vamos fazer em Fortaleza é unir o PT para ganhar a eleição”, defendeu.

“O PT está vivendo o seu melhor momento. Não podemos deixar município sem diretório reforçado. Tem que lançar chapas completas de vereadores e vereadores. Não é para colocar mulher laranja, não”, defendeu Guimarães.

O deputado federal José Airton Cirilo destacou que Fortaleza terá uma das maiores disputas políticas de sua história, principalmente, por ser o centro político do Estado. “Essa campanha será difícil, mas vai ser tão empolgante como a nossa campanha para governador que tomou conta do povo do Ceará”, disse ao lembrar da disputa eleitoral de 2002.

Vice-líder do PT na Assembleia Legislativa, Moisés Braz destacou que é preciso trabalhar em unidade para que o PT não caia no isolamento “como muitos querem”. Segundo ele, é preciso organizar o partido e realizar um debate político para se ganhar as eleições em todos os municípios em que a legenda tenha representatividade.

“Eu assumo a presidência do PT de Fortaleza através de todas as correntes políticas para pavimentar o caminho para a unidade. A unidade do PT é a glória do Partido dos Trabalhadores. Vamos ter um partido vivo, se manifestando na defesa dos direitos da classe trabalhadora” – (Guilherme Sampaio)

Luizianne Lins também adotou um discurso menos agressivo, mais agregador. “A gente vai lutar com amor. Se quer destruir alguma coisa, odeie ela. Mas se quer construir, ame”, disse. Já Gleisi Hoffmann destacou que os movimentos feitos pelo PT são sobre um projeto de País e a vida do povo. Segundo ela, “partido de verdade na sociedade somente o PT”.

Para Ilário Marques, mesmo sofrendo todos os embates nos últimos anos, o PT de Quixadá se encontra forte, e “dará grande vitória eleitoral” em 2020. Segundo ele, “muito mais que Lula Livre, temos que dar um Viva Lula, para dizermos um volta Lula para um novo governo popular no Brasil”.