O governador Camilo Santana, ao lado do prefeito Roberto Cláudio, em uma das assinaturas de ordem de serviço na cidade de Fortaleza. Foto: Governo do Estado.

O deputado estadual Walter Cavalcante, presidente do MDB de Fortaleza, respondendo uma indagação do deputado Sérgio Aguiar, na última quinta-feira (5), disse que a decisão do ex-senador Eunício Oliveira, presidente estadual do seu partido, é de apoiar o candidato a prefeito do governador Camilo Santana, em Fortaleza. Para os que nos acompanham, neste Blog, a afirmação do Walter não os surpreende, pois disso, em comentários anteriores, já tratamos, embora realmente pareça esdrúxula tal decisão, sabendo-se que o nome a ser apoiado por Camilo Santana, como homem de grupo que o é, será o indicado por ele próprio, pelo prefeito Roberto Cláudio e pelos irmãos Ciro e Cid Gomes.

Eunício responsabilizou, por sua derrota à releição ao Senado, no pleito passado, aliados de Ciro e Cid. Ele chegou até a prejudicar a administração do prefeito Roberto Cláudio, quando, nos finalmente de sua atuação como presidente do Senado Federal, ainda no ano passado, obstruiu a tramitação de uma autorização para a Prefeitura de Fortaleza contratar empréstimo externo, o que só aconteceu neste ano, quando ele já não era mais senador, com a ajuda do senador Tasso Jereissati.

Mesmo o MDB apoiando o candidato do prefeito Roberto Cláudio, Eunício, provavelmente, não terá espaço nesse palanque. Ciro, um dos principais personagens da campanha em Fortaleza, quer distância do ex-senador.

A sobrevivência do MDB no Ceará, sem dúvida, depende muito do governador Camilo Santana. Aliás, não fosse o empenho do governador, a derrota de Eunício para Eduardo Girão, o segundo senador eleito pelo Ceará, no ano passado (o outro senador foi Cid Gomes), teria sido com uma grande margem de votos. Hoje, o partido do ex-senador está bem menor do que era antes. Alguns prefeitos e muitos vereadores já debandaram em busca de sobrevivência. Só Camilo pode evitar que o MDB praticamente desapareça do Interior. Na Capital, pela dificuldade de atrair filiados, a agremiação pode ficar até sem representante na Câmara Municipal.

A situação atual do partido está diretamente relacionada à derrota de Eunício no pleito passado. Sem perspectiva de voltar a conquistar um mandato executivo, Eunício terá dificuldades de conquistar uma cadeira na Câmara dos Deputados em 2022, com votos de correligionários do MDB, pois estes, pelo andar da carruagem, serão muito poucos no próximo pleito estadual. Só os votos conseguidos por Camilo o farão conquistar um novo mandato, daí a razão de estar entregando ao governador a decisão de quem o partido deve apoiar na disputa pela Prefeitura de Fortaleza.

Além do entregar-se ao governador ser uma questão de sobrevivência, o senador Eunício Oliveira, mesmo presidindo no Ceará um partido nacionalmente forte, é considerado muito pouco simpático por várias outras lideranças políticas do Estado, notadamente com algumas das quais aliou-se nos pleitos majoritários de 2014 e 2018, quando um dos adversários dele era o próprio governador Camilo Santana, que o derrotou na disputa pelo Governo do Ceará, em 2014.

Veja o comentário do jornalista Edison Silva sobre o tema: