Depois de quase nove meses pelo mundo afora, um bom filho começa a fazer as malas para retornar à casa. A saudade inquieta, quase agoniada da mãe, é a parcela maior na soma da inveja sadia do pai que apenas sorri em silêncio, imaginando os caminhos por onde se aventurou e outros que ainda sonha visitar porque nunca por lá andou. Costumo chamar esse filho de comandante porque é num desses imensos navios que trabalha a partir do dia que escolheu seu destino, seus horizontes, para ser feliz.

Dia desses, numa de suas publicações na Internet, assisti-o fazer uma “live”, em pleno Canal de Suez, despedindo-se temporariamente dessa maratona de dias incontáveis, sobre mil mares, ao embalo de ondas mansas ou águas agitadas, aportando em lugares divinamente escolhidos para dar prazer a quem tem e sabe gastar seus dinheiros.

Leonard nem vem festejar o Ano Novo em casa. Faz parte, são ossos do ofício, mas estará aqui para receber o calor de muitos abraços guardados e fazer sucesso com as imagens que vai trazer. Mesmo sem ser muito ligado em fotografia como o pai coruja, o DNA lhe faz cobranças sem que ele perceba e mostra que a sensibilidade aflora compulsoriamente diante de um dos mais incríveis hotéis do mundo, o Burj el Arab, em Dubai; em uma fogueira no deserto, um cavalo árabe ou a fachada de um templo em Petra. Faça em paz o seu caminho de volta, meu rapaz.

Texto de A.Capibaribe Neto.
Fotografias de Leonard Moreira Capibaribe.