Nova defensora pública-geral, Elizabeth Chagas, o governador Camilo Santana e a defensora Mariana Lobo. Foto: Ascom/Gov.

Em sessão solene do Conselho Superior da Defensoria Pública, nesta quarta-feira (11), foi empossada Elizabeth Chagas, a mais votada pela categoria, para o cargo de defensora pública geral do Ceará, biênio 2020/2021. A solenidade contou com a presença do governador do Ceará, Camilo Santana; do presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Sarto; da presidente do Tribunal de Justiça, em exercício, desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira; da vice-governadora do Estado do Ceará, Izolda Cela; da vice-procuradora geral de Justiça do Estado do Ceará, Suzanne Pompeu Sampaio Saraiva; da vice-presidente da OAB/Ceará Ana Vládia; e Maria da Penha, representando a sociedade civil.

O governador Camilo Santana destacou, em seu discurso, a atuação da Defensoria Pública, órgão que atua em defesa da população mais carente do Ceará. “Estou aqui para dizer que eu acredito e confio na Defensoria Pública do Estado, porque ela olha é para os pobres, olha para as pessoas que mais precisam e isso para mim é o mais importante. Queria aqui agradecer a parceria. Eu sou daqueles que acreditam que ninguém faz nada sozinho, que tudo precisa ser construído coletivamente. A gente está no desafio de garantir direitos a população, garantir mais eficiência no serviço público, garantir o atendimento às demandas da população e a Defensoria tem sido uma grande parceira nisso”, destacou o governador, desejando boa sorte para a nova defensora pública-geral e agradecendo a Mariana Lobo pelos serviços prestados à frente da instituição ao longo dos últimos quatro anos.

“Pode ter certeza que você (Mariana Lobo) honrou o compromisso como defensora geral pelo trabalho, pela defesa e, principalmente, pelas melhorias que você fez a essa instituição, para a defesa do povo mais pobre e que mais precisa no estado do Ceará. E desejar sorte a Elizabeth. Eu não tenho dúvidas que pelo seu perfil, pela sua competência, você vai cumprir com muito mérito essa nova função de presidir essa instituição. Conte conosco para que a gente possa debater, dialogar e fortalecer cada vez mais a Defensoria. Parabéns e sucesso! Essa é uma instituição respeitada pela população e de muita credibilidade, e nós precisamos, acima de tudo, ter uma Defensoria que olhe sempre para as pessoas mais vulneráveis e que sempre seja uma defensora da democracia, da inclusão social. Viva a Defensoria!”, aclamou o governador.

A defensora pública geral do Ceará, Elizabeth Chagas, é a quarta mulher a gerir, sucessivamente, a Defensoria, reconhecida pela sua atuação no Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (Nudem). Natural da Paraíba, Elizabeth fez questão de destacar isso em seu discurso. “Hoje me sinto uma mistura de paraibana com cearense. Saí de terras paraibanas para construir uma história de vida e de amor no Ceará. Da terra de Augusto do Anjos e Ariano Suassuna para a terra de Bárbara de Alencar e Patativa do Assaré. Do NEGO corajosamente escrito na bandeira da Paraíba ao primeiro estado em que a abolição se deu. Posso dizer que a coragem me acompanha por estes caminhos”, afirmou Elizabeth.

A nova defensora-geral ainda frisou a importância do crescimento.“A Defensoria em que acredito é pautada nos seus serviços, deve manter laços fortes com a comunidade e não pode se apequenar diante das dificuldades. Deve se manter a voz na defesa dos mais vulneráveis – parcela crescente de um país que aprofunda nas desigualdades sociais. Acreditamos que para os muitos desafios que nos chegam precisamos construir pontes, dialogar e buscar saídas e caminhos. E é com esta Defensoria Pública de pé que recebo esta gloriosa missão, com a disposição de lutar e de assegurar uma casa mais forte e que saiba abrigar os muitos necessitados de justiça, mas que também saiba acolher seus pares, para que a balança da justiça seja de fato isonômica, com equilíbrio das forças, orçamento e estrutura”, destacou. Ao longo de 22 anos da instituição, seis mulheres se revezaram no comando do órgão (somente um homem comandou a casa por dois anos). Os últimos quatro anos (2016/2019) foram com a defensora-geral Mariana Lobo.

Sobre Elizabeth Chagas

Elizabeth Chagas é defensora pública estadual desde 2006. Titular do Núcleo de Habitação e Moradia. Formada em Direito pela Unipê, na Paraíba e especialista em Direito de Família. Foi titular do Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher em Fortaleza por oito anos. Foi Diretora Jurídica e de Prerrogativas da Associação Dos Defensores Públicos do Ceará por quatro anos. Ocupou o cargo de secretária executiva da Defensoria Pública do Estado do Ceará, em 2016-2019. É atualmente titular do Núcleo de Habitação e Moradia da Defensoria Pública do Ceará, agente de integração no Conselho de Governança Fiscal do Estado e membro do conselho deliberativo do Instituto Maria da Penha. Sua atuação já foi reconhecida nacionalmente pelo Prêmio Innovare, com projeto Mulheres Agrárias: Autonomia Já, em 2014, e pelo Prêmio Fórum de Justiça pelo projeto Mulher sem Medo, em 2015.

Com informações Ascom/DP.