Larissa Gaspar se pronunciou durante sessão plenária. Foto: CMFor.

“No Dia Internacional da Pessoa com Deficiência há pouco ou quase nada a se comemorar em Fortaleza”, foi o que disse a vereadora Larissa Gaspar (PT) durante pronunciamento na Câmara Municipal de Fortaleza, nesta terça-feira (03).

De acordo ela, dados do Portal da Transparência comprovam que o orçamento do Município para a atenção integral às pessoas com deficiência e para o Fundo Municipal para Proteção dos Direitos das Pessoas com Deficiência não foram executados neste ano.

A Câmara Municipal aprovou para 2019 um total R$ 2.178.636 nas duas áreas, mas nenhum centavo desse valor foi executado, segundo disse. A vereadora alertou para a falta de recursos para as políticas destinadas a esta população e apontou que para 2020 o orçamento apresentado pela Prefeitura é menor do que foi aprovado para este ano.

“Não executar nenhum centavo do fundo de proteção e da política de atenção integral às pessoas com deficiência é um absurdo”, disse.

Ainda de acordo com a petista, para 2020 a Prefeitura propõe para essas áreas: R$ 1.464.272. “Uma redução de 33% em relação ao orçamento de 2019, que não foi executado. Cobramos do poder público a efetiva execução do orçamento previsto e a implementação de políticas públicas eficientes para as pessoas com deficiência da capital”, defendeu Larissa.