Deputado Evandro Leitão acredita que o projeto ajudará muitas pessoas, sem onerar muito o Estado. Foto: Edson Pio/ALECE.

O projeto de Indicação nº 442/19, de autoria do deputado estadual Evandro Leitão (PDT), destina espaços reservados e adaptados para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em estádios e arenas esportivas dos Ceará. O deputado explica que o foco, na realidade, é a Arena Castelão, que passaria a ter ações inclusivas, com sala sensorial, promovendo acessibilidade, estimulando a prática esportiva e de lazer, além de fortalecer o vínculo com a comunidade e contribuir para o desenvolvimento das potencialidades das pessoas com TEA.

“Nós temos um grande contingente de pessoas com Transtorno de Espectro Autista e já temos em outras arenas, em outros espaços públicos e privados, locais onde destina-se uma área justamente para que essas pessoas possam estar indo para as arenas e, além de assistir aos jogos, mas também que fiquem com seus familiares, tendo a segurança de que essas pessoas estarão em um local seguro, tranquilo e com a possibilidade de desenvolver suas habilidades”, explicou o deputado ao Blog do Edison Silva.

> Evandro Leitão defende a importância de projeto de sua autoria: ouça:

Evandro afirma que o projeto é inspirado nos espaços para pessoas com TEA existente na Arena Corinthians, em São Paulo. Por tratar-se de um projeto de Indicação, ele funciona como sugestão ao Poder Executivo. Leitão espera que o Governo do Estado aprove a ideia, que teria custo muito pequeno ao Estado, e assim reenvie a matéria à Assembleia Legislativa em forma de Projeto de Lei.