Senador Cid Gomes, prefeito Roberto Cláudio, Vice-governadora Izolda Cela, senador Tasso Jereissati e o ex-governador Ciro Gomes na pose para as fotos. Foto: Assessoria PMF.

Na manhã deste sábado (21), em Fortaleza, a inauguração do túnel Governador Beni Veras, pelo prefeito Roberto Cláudio (PDT), reuniu a Vice-governadora Izolda Cela, o senador licenciado Cid Gomes (PDT), o senador Tasso Jereissati (PSDB), o senador em exercício Prisco Bezerra (PDT), o ex-governador Ciro Gomes, o presidente da Câmara Municipal, vereador Antônio Henrique, e outras autoridades estaduais. A obra foi construída no cruzamento das avenidas Alberto Sá e Almirante Henrique Sabóia (Via Expressa), no Papicu (Regional II).

“Uma justa homenagem da Prefeitura (de Fortaleza) a um homem público respeitado por todos. Uma liderança que influenciou a minha geração e que continua a influenciar as gerações de hoje”, disse o senador Tasso Jereissati que estava acompanhado do presidente estadual do PSDB, ex-governador Luiz Pontes.

“Na denominação da obra, a Prefeitura presta uma justa homenagem ao ex-governador Beni Veras, que deixou um legado para o nosso Estado. A obra, que contou com a parceria do governador Camilo Santana é mais uma intervenção muito importante para a mobilidade da cidade e vai permitir a integração entre a região do aeroporto de Fortaleza ao Mucuripe”, disse Cid Gomes.

“Essa obra é muito importante, pois possibilita a estruturação do trânsito, favorecendo os deslocamentos em Fortaleza, sendo muito relevante para todos, pois sabemos que esse é um dos desafios das grandes cidades. Ele qualifica a Via Expressa nessa parceria do Governo do Estado com a Prefeitura por meio do programa Juntos por Fortaleza”, declarou a Vice-governadora Izolda Cela que substituía o governador Camilo Santana na solenidade.

O prefeito Roberto Cláudio afirmou: ““Hoje temos mais um túnel entregue. Ele permite que a Via Expressa realmente se torne expressa, sem semáforos, ajudando o trânsito e o transporte público com faixa preferencial de ônibus e, além disso, permite conexão mais rápida entre o aeroporto e Mucuripe”. As obras dos dois túneis da Via Expressa tiveram investimentos de cerca de R$ 67 milhões financiados pela Caixa Econômica Federal com recursos do FGTS.

Na oportunidade, o prefeito anunciou que o trecho do Riacho Maceió ao lado do túnel está em processo de licitação, o que possibilitará a urbanização do manancial existente entre a Varjota e a Av. Abolição.

Sobre o homenageado

Beni Veras nasceu em 1935, em Crateús (CE), e faleceu em 2015, em Fortaleza. Formou-se em Administração de Empresas e, em 1998, foi eleito vice-governador na chapa de Tasso Jereissati. Com a renúncia do titular para concorrer à vaga no Senado Federal, Beni Veras assumiu o Governo do Estado no período de 5 de abril de 2002 a 1° de janeiro de 2003. Na atividade, foram significativas as suas ações no desenvolvimento econômico industrial, sendo presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC) de 1967 a 1977, e vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) de 1987 a 1988. Também escreveu várias obras nas áreas da política, planejamento, desenvolvimento regional equilibrado para o País.

Com informações da Ascom/PMF.