Parlamentar participou de evento no Uruguai. Foto: Divulgação.

Defender a soberania e acordos comerciais internacionais que beneficiem o Brasil. Essas são duas metas da lista de prioridades do deputado federal Heitor Freire (PSL-CE) que participou de encontro no Parlamento do Mercosul, o Parlasul, no Uruguai. O parlamentar é membro do colegiado, e assumiu a liderança dos Assuntos Internos, Segurança e Defesa.

Representantes do Parlasul receberam uma comitiva de parlamentares da China e também discutiram problemas enfrentados pela cadeia produtiva dos países do bloco no 1º Fórum do Leite. O deputado cearense destacou que o colegiado precisa agregar “pessoas sensatas de Direita e conservadoras para proteger e defender os bons acordos internacionais que beneficiem o Brasil”.

“Na minha primeira sessão como membro do Parlasul foi lamentável o que constatei. O colegiado havia se tornado um comitê comunista, de esquerda, apenas levantando assuntos sem relevância e totalmente fora dos objetivos dos países que compõem o bloco. Por isso, é fundamental que membros engajados com as reais propostas do Parlasul estejam presentes para defender as demandas que, de fato, são importantes para o desenvolvimento das nações parceiras” – Heitor Freire

A delegação de parlamentares da China foi à Montevidéu celebrar os 30 anos das relações diplomáticas estabelecidas com o Uruguai. Sobre a relação entre Brasil e o país asiático, Freire justificou a importância da aproximação com os chineses, assim como fez o presidente Jair Bolsonaro, que viajou para lá no mês de novembro.

“O Brasil iniciou um processo de mudanças para encaminhar reformas estruturais estagnadas há décadas. Como declarou o presidente Bolsonaro, precisamos apoiar iniciativas de criação de um ambiente favorável aos negócios e que torne nosso país mais atrativo para investidores”, defendeu.

O Parlamento do Mercosul é um colegiado democrático e legislativo da representação civil dos povos dos Estados Partes do Mercosul: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.