Esta foi a sexta visita da Comissão de Saúde a hospitais cearenses em 2019. Foto: Máximo Moura/ALCE.

A Comissão de Seguridade Social e Saúde da Assembleia Legislativa visitou, nesta sexta-feira (20), o Instituto Dr. José Frota (IJF), maior hospital de urgência e emergência do Ceará, em Fortaleza. O colegiado foi recebido pela superintendente, Dra. Riane Azevedo, e diretores do hospital.

De acordo com a presidente da comissão, deputada Dra. Silvana (PL), a visita técnica foi motivada por denúncias encaminhadas à comissão. Uma delas diz respeito à demora para realização de cirurgias, às vezes por mais de três meses, de pacientes que ocupam leitos no hospital. A deputada disse ainda que há pacientes que passam por cirurgia de fixação de ossos, são liberados para aguardar em casa com o fixador externo, conhecido como “gaiola”, e esperam mais de seis meses para fazer o retorno.

Por haver ainda votação no plenário da Assembleia, apenas três deputados estiveram presentes ao IJF. Além de Silvana, estavam presentes Queiroz Filho (PDT) e Nelinho (PSDB).

Questionamentos à direção

Dra. Silvana citou alguns dos requerimentos feitos à diretoria do IJF e a expectativa de resolução dos problemas apontados. “Levamos nove questionamentos. Queremos saber quantos pacientes estão em filas de espera; pedimos a implantação do sistema Lean de eficiência, como foi implantado no Hospital Geral de Fortaleza (HGF); solicitamos ainda que acabe esse preciosismo de somente alguns profissionais fazerem um determinado tipo de procedimento, para que as filas de espera ganhem maior celeridade”, destacou.

A deputada salientou que as visitas técnicas em hospitais continuarão mais acentuadamente em cidades do interior e da Região Metropolitana de Fortaleza. “Vocês irão notar que as nossas audiências públicas irão diminuir, pois a melhor audiência é diretamente no hospital, mesmo que dê mais trabalho. Vamos romper as fronteiras de Fortaleza e levar essa cobrança para outros municípios”, informou.

IJF 2

Segundo o deputado Queiroz Filho, a estrutura do IJF 2 irá dar uma resposta melhor para a saúde de Fortaleza. “Sei que é injusto o atendimento ser judicializado porque nem todos podem pagar advogado ou têm esclarecimento para procurar a Defensoria Pública. O nosso papel é tentar encontrar um mecanismo que dê melhor fluidez. Eu não tenho dúvida de que o IJF 2 vai ajudar a desafogar as filas de espera por cirurgias, além do reforço do corpo de profissionais”, disse.

Chance de responder dúvidas

Para a superintendente Dra. Riane, a comissão da AL foi recebida com muita satisfação, por se tratar de uma oportunidade de expor números do hospital e de, naturalmente, responder dúvidas levadas pelos deputados. “O que não foi respondido durante a apresentação do nosso hospital, terá os dados levantados e será repassado à comissão. Esse colegiado identifica pontos de dificuldade que o hospital tem, e eles, como mostraram, podem nos ajudar nos processos, recursos financeiros e outras coisas que podem nos ajudar a melhorar. É sempre bom uma visita, uma fiscalização, pois não vemos isso como uma perseguição, mas como um auxílio para podermos melhorar”, afirmou a superintendente.

Neste ano, a Comissão de Seguridade Social e Saúde da AL visitou, além do IJF, os hospitais Dra. Zilda Arns Neumann, conhecido como Hospital da Mulher de Fortaleza; Hospital Geral de Fortaleza (HGF); São José; Hospital Batista e Hospital Albert Sabin.