Partidos do Congresso Nacional entram em obstrução e sessão é encerrada. Foto: Marcos Brandão/Agência Senado.

Por falta de dois votos para a derrubada do veto à recriação das inserções de propaganda partidária em rádio e televisão, levou diversos partidos à obstrução, o que gerou o encerramento da sessão do Congresso Nacional por falta de quorum.

O deputado Airton Faleiro (PT-PA) disse que a Câmara dos Deputados fez o seu papel ao derrubar o veto e lamentou a posição do Senado, que manteve a decisão do Poder Executivo. “Agora estamos com esse ambiente generalizado de obstrução. A Câmara fez o seu papel, mostrando a importância do fortalecimento da organização partidária e o papel dos partidos como pilar da democracia”, disse.

O senador Esperidião Amin (PP-SC) rejeitou as críticas ao Senado. “O que foi votado, votado está. Criticar a Casa que votou assim ou assado não é bom. O Senado tem o direito de se manifestar e se manifestou”, disse.

Já o deputado Arthur Lira (PP-AL) pediu o encerramento da sessão. “Presidente, encerre a sessão para que não tenhamos mais dissabores”, afirmou.

As inserções de propaganda partidária foram extintas no ano passado para direcionar mais recursos ao fundo de financiamento das campanhas eleitorais. Os chamados “spots” ou “inserções” transmitidos em rede nacional foram recriados, no entanto, pela minirreforma eleitoral aprovada neste ano. O conteúdo é destinado à apresentação de propostas dos partidos durante a programação diária de rádio e tv.

Seriam necessários o aval da Câmara e do Senado para derrubar o veto.

Fonte: Agência Câmara.